Jornal de Angola

Fazenda Girassol prepara exportação

- Fernando Neto | Nzeto

A fazenda Girassol, da comuna do Loge Grande, Nzeto, colocou em funcioname­nto, na sexta-feira, uma embaladora associada às exportaçõe­s de 20 toneladas semanais de banana de mesa para Portugal a partir de Agosto, uma operação anunciada no fim de Maio.

O equipament­o tem capacidade para embalar três contentore­s de 40 pés por dia, apurou o Jornal de Angola do sócio-gerente da Girassol, João Amaral, durante a deslocação que o governador do Zaire, Pedro Makita, efectuou ao empreendim­ento na sexta-feira, para encorajar a operação internacio­nal encetada pela fazenda.

A partir do final do mês de Agosto, a fazenda expede para Portugal um contentor de 40 pés por semana, mas o projecto é o de ir aumentando as quantidade­s para dois e três contentore­s por semana, revelou o sócio-gerente.

De acordo com João Amaral, a abertura da embaladora é parte da preparação da Girassol para a exportação de frutas para um mercado como o europeu, “supercompe­titivo e exigente, onde o cumpriment­o de vários procedimen­tos, desde a fase de semear, à rega, colheita, embalagem e transporta­ção constitui a marca para a credibiliz­ação do produto”.

O equipament­o constitui uma ferramenta fundamenta­l para o processo de exportação, uma vez que permite tratar a banana e acondicion­á-la com qualidade para exportação, sublinhou o empresário, anunciando contactos da Girassol para entrar para os mercados da França e Alemanha. “Primeiro é preciso produzir quantidade­s muito grandes para fornecer a estes mercados, porque um contentor não é nada”, referiu o sóciogeren­te da fazenda Girassol.

De acordo com João Amaral, o mamão (papaia) constitui o próximo produto agrícola produzido naquela fazenda a ser exportado para Portugal, um processo que está dependente da transporta­ção, uma vez que só deve ser expedido por avião.

A fazenda Girassol opera numa área de nove mil hectares, dedicando-se ao cultivo de alface, couve, ervas aromáticas, pepino e, agrião, banana, mamão, pitaia, laranja, ananás e maracujá. Emprega 1.235 trabalhado­res, 27 dos quais expatriado­s.

 ?? GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO | NZETO ?? Sócio-gerente da fazenda Girassol, João Amaral
GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO | NZETO Sócio-gerente da fazenda Girassol, João Amaral

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola