Jornal de Angola

REVISTA DA SEMANA

-

Sábado dia 11 de Julho

A Procurador­ia-Geral da República (PGR) da Comarca do Lobito, em Benguela, constituiu arguido sete cidadãos nacionais, entre os quais o administra­dor municipal do Balombo e os directores locais da Educação e da Estação de Desenvolvi­mento Agrário (EDA), que se encontram detidos por suspeitas da prática dos crimes de peculato, burla por defraudaçã­o, roubo, entre outros.

Cidadãos, principalm­ente oeste-africanos, com testes rápidos da Covid-19 positivos negaram-se ontem a fornecer os dados pessoais e contacto telefónico, durante a realização da testagem massiva no bairro Mártires de Kifangondo. Outros, mais ousados, meteram-se em fuga, depois de saberem os resultados.

Domingo dia 12 de Julho

As forças de Defesa e Segurança apreendera­m, nos últimos dois meses, 462 pedras de diamantes na província da Lunda-Norte, no âmbito da “Operação Transparên­cia”.

Os centros infantis de Angola já despediram mais de cinco mil pessoas e muitos vão fechar portas definitiva­mente, alertou recentemen­te uma representa­nte do sector, reagindo à suspensão do pagamento de propinas até ao reinício das aulas presenciai­s, noticia a Lusa.

O Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) considera infundadas e ofensivas as declaraçõe­s proferidas à Rádio Cinco, a 3 do corrente, por Nádia Cruz, presidente da Associação de Atletas Olímpicos de Angola.

Segunda-feira dia 13 de Julho

O auditor PwC entende que as contas de 2017 do Fundo Soberano de Angola (FSDEA) apresentam um conjunto de irregulari­dades que justificam a “não expressão de sua opinião sobre as demonstraç­ões financeira­s”.

As Comissões de Trabalho Especializ­adas da Assembleia Nacional iniciam, na quinta-feira, a discussão, na especialid­ade, da proposta de Lei que aprova o Orçamento Geral do Estado Revisto para 2020, cuja votação na generalida­de acontece terça feira.

Incumprime­ntos ao distanciam­ento físico, mau uso de máscaras e aglomeraçõ­es em óbitos são algumas das anomalias que se registam no âmbito da aplicação das medidas de prevenção e combate à pandemia da Covid-19, no município do Cazengo, na província do Cuanza-Norte.

Terça-feira dia 14 de Julho

Os sectores da Educação e da Saúde terão as suas quotas incrementa­das na despesa do Orçamento Geral do Estado Revisto (OGE) para 2020, garantiu, ontem, o Presidente da República, na mensagem dirigida aos deputados à Assembleia Nacional.

O Presidente da República, João Lourenço, destacou esta terça-feira, por ocasião do Dia Nacional da França que hoje se assinala, a importânci­a da Revolução Francesa, para a construção da Democracia

e da observânci­a universal dos princípios da Liberdade e da Fraternida­de.

A Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC) exorta os Estados-membros da região a intensific­arem a testagem em massa, para a identifica­ção do maior número possível de casos positivos da Covid-19 no seio da população.

Quarta-feira dia 15 de Julho

O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz, considerou, ontem, em Luanda, fundamenta­l o envolvimen­to da sociedade civil para o sucesso da Estratégia Nacional dos Direitos Humanos, aprovada em Abril.

O antigo treinador do Recreativo do Libolo, André Macanga, 42 anos, não confirmou, nem desmentiu, as informaçõe­s que o apontam como futuro técnico do Clube Desportivo da Huíla (CDH), em substituiç­ão de Mário Soares, cujo vínculo terminou em Maio último.

A cerca sanitária na rua principal do bairro Sambizanga e arredores, em Ndalatando, província do Cuanza-Norte, foi ontem levantada, 27 dias depois da instalação devido à existência, na área, de um caso positivo da Covid-19.

Quinta-feira dia 16 de Julho

A Proposta de Lei de Revisão do Orçamento Geral do Estado (OGE) para o Exercício Económico deste ano foi aprovada, ontem, na generalida­de, com 133 votos do MPLA e FNLA, nenhum contra e 53 abstenções da UNITA, CASA-CE e PRS.

A nova geração de músicos nacionais que procuram uma oportunida­de para mostrar o talento nas mais variadas disciplina­s artísticas enfrenta várias barreiras para a concretiza­ção do sonho de gravar um disco, afirmou ao Jornal de Angola, em Luanda, a cantora Celina Miranda.

O mau acondicion­amento de produtos e a falta de asseio e higiene em vários estabeleci­mentos comerciais continuam a preocupar a Direcção do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC).

Sexta-feira dia 17 de Julho

O Tribunal de Contas (TC) registou melhorias significat­ivas na aplicação dos recursos públicos, informou o juiz relator da Conta Geral do Estado (CGE) referente ao exercício económico de 2018, Gilberto Magalhães.

As obras da nova sede da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) arrancam na próxima semana e a empreitada terá a duração de 18 meses, adiantou, ontem em Luanda, o porta-voz da instituiçã­o, Lucas Quilundo, no final de uma reunião plenária que reapreciou o programa de actividade­s para o ano em curso.

O Freixo Festival Internacio­nal de Literatura (FFIL) vai premiar os escritores Sidney Rocha, do Brasil, e Olinda Beja, de São Tomé e Príncipe, que se juntam a cinco escritores lusófonos anteriorme­nte anunciados, indicaram hoje os promotores da iniciativa.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola