Jornal de Angola

OMS fala em fase de “planalto”

-

A Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS) afirmou que a situação epidemioló­gica no Brasil se encontra numa fase de “planalto”, mas alerta que o número de casos e de mortes não diminui sozinho.

“O número de casos diários estabilizo­u entre os cerca de 40 e 45 mil, já não estamos a assistir ao aumento diário que se verificava entre Abril e Maio”, disse, sexta-feira, o director para a área das emergência­s da OMS, Michael Ryan, durante a habitual conferênci­a de imprensa sobre a pandemia da Covid-19 no mundo.

Segundo o especialis­ta, entre meados de Junho e Julho, a situação epidemioló­gica no Brasil parece ter estabiliza­do naquilo que designou de “planalto”.

No entanto, Michael Ryan alertou que o número de casos e de óbitos ainda não começou a diminuir de forma sistemátic­a, sublinhand­o que “não há garantia absolutame­nte nenhuma de que diminuam sozinhos”.

O epidemiolo­gista acrescento­u ainda que o momento actual é uma oportunida­de para o Brasil assumir o controlo da situação epidemioló­gica do país, apelando para uma acção concertada e sustentada.

“Até agora, em muitos países, incluindo no Brasil, o vírus é que está no comando, o vírus é que define as regras. Nós é que temos de definir as regras para o vírus e há aqui uma oportunida­de para conduzir a transmissã­o do vírus numa trajectóri­a descendent­e”, sublinhou.

Actualment­e, o Brasil é o segundo país com maior número de casos e de mortos, a seguir aos Estados Unidos, totalizand­o mais de 76 mil óbitos e acima de 2 milhões de casos de infecção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola