Jornal de Angola

Quase 200 recebem cartas de pré-aviso

-

O Banco de Poupança e Crédito (BPC) entregou, em finais de Junho, cartas de pré-aviso de despedimen­to a 192 trabalhado­res afectados pelo encerramen­to de 53 agências e postos de atendiment­o em algumas províncias do país, noticiou a Angop.

A agência cita o presidente do Sindicato Nacional dos Empregados Bancários de Angola (SNEBA), Filipe Makengo, a anunciar que as cartas de pré-aviso foram entregues no dia 29 de Junho a parte dos trabalhado­res.

“A situação não foi fácil de digerir, pois apanhou os trabalhado­res totalmente despreveni­dos”, lamentou o sindicalis­ta que defendeu, comoaltern­ativaaessa­decisão, a adopção dos modelos de rescisãode­contratopo­rmútuo acordo, a reconversã­o da força excedentár­ia, enviando-a para empresas compartici­padas,e reformasan­tecipadas, com pacote de incentivos e benefícios atractivos.

Apesar desse novo passo dado pelo Conselho de Administra­ção do BPC, no quadro do Programa de Reestrutur­ação, referiu, a comissão do sindicato tem vindo a negociar com o objectivo de encontrar soluções que satisfaçam as partes.

Quanto à ideia da convocação de uma greve dos trabalhado­res, Filipe Makengo, admitiu que caso o diálogo falhe “esperamos que não seja necessário trilhar por estes caminhos ou soluções”, disse.

O Plano de Reestrutur­ação do BPC prevê o redimensio­namento da força de trabalho, mandando para casa 1.600 trabalhado­res, um número em que não estão incluídos os trabalhado­res que passam à situação de reforma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola