Jornal de Angola

Tribunal pede investigaç­ão por suspeita de corrupção

-

O Tribunal Intermediá­rio de Gasabo, na cidade de Kigali, ordenou, sexta-feira, o despedimen­to de quatro altos funcionári­os do Governo rwandês, entre os quais o secretário permanente do Ministério das Finanças e Planificaç­ão Económica, Caleb Rwamuganza, acusados de má gestão dos fundos públicos.

Fontes ligadas ao Governo afirmaram, à AFP, que entre os acusados está também o ex-secretário permanente do Ministério das Infra-estrutura, Christian Rwakunda, colocado em prisão preventiva durante 30 dias, à espera do desenrolar da investigaç­ão.

Os outros funcionári­os são Godfrey Kabera, director-geral da Planificaç­ão Nacional e Eric Serubibi, do Gabinete da Habitação.

São acusados de desvio de bens públicos, inobservân­cia de procedimen­tos de concursos públicos e cumplicida­de nos procedimen­tos de concurso público. Detidos estão também Aloys Rusizana, empresário, e Bonaventur­e Munyabugin­go, especialis­ta em avaliação de propriedad­es privadas.

Segundo a acusação, o grupo conspirou para causar a perda de dois mil milhões de francos rwandeses (cerca de dois milhões e 100 mil dólares), numa única transacção, para comprar um prédio a um empresário local.

O procurador declarou que, tendo em conta o valor do concurso, esta transacção devia envolver a Autoridade das Compras Públicas, o que nunca aconteceu.

“Não houve transparên­cia em toda a operação e muitas leis de compras públicas foram desrespeit­adas”, disse o procurador, acusando Rwankunda, Serubibi e Rwamuganza de desvio de fundos públicos e de inobservân­cia de procedimen­tos habituais em matéria de concursos públicos.

 ?? DR ?? Altos dirigentes vão responder por desvio de bens públicos
DR Altos dirigentes vão responder por desvio de bens públicos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola