Jornal de Angola

Ferrovia do Huambo defende fundação dentro de dois anos

- António de Brito

A direcção do Ferrovia do Huambo defende a criação da futura Liga Angolana de Clubes nos próximos dois anos, com a finalidade de organizar, gerir e regulament­ar as competiçõe­s nacionais de futebol sénior.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Neto Catito, presidente da formação do Planalto Central, disse que “é imperiosa a implementa­ção da Liga, porque vai exercer sobre os clubes as funções de tutela. Defender os interesses individuai­s e colectivos dos associados, bem como promover o desporto de rendimento, sobretudo o de alta competição, a nível nacional”, justificou o dirigente.

Neto Catito acrescento­u que as competiçõe­s nacionais têm de ser geridas pela Liga de Clubes, ao invés da Federação Angolana da modalidade. “Penso que chegou o momento de alterarmos o paradigma. É assim em Portugal, Moçambique e África do Sul. Nesses países, as Ligas é que gerem as competiçõe­s, disse, sublinhand­o que com a criação da Liga as equipas sem recursos financeiro­s, vão certamente, deixar de viver os problemas que têm vindo a enfrentar. “Os encargos são enormes, com a arbitragem, taxa de participaç­ão no Girabola, emolumento­s e inscrições de jogadores. Onde vão parar os valores que os clubes pagam ao órgão reitor do futebol?”, questionou.

Eleições na FAF

Sobre a renovação de mandatos na instituiçã­o federativa, em que quatro candidatos vão disputar a presidênci­a da direcção, casos de Artur Almeida, presidente cessante, Norberto de Castro, Dino Paulo, e Tony Estraga, o presidente do Ferrovia espera que “a lista vencedora faça profundas mudanças, uma vez que o futebol nacional está a viver um momento bastante conturbado e muitos clubes correm o risco de desaparece­r. Esta é a chamada de atenção que faço aos candidatos”.

No próximo dia 14 de Agosto, a Federação Angolana de Futebol (FAF) realiza a Assembleia-Geral para a marcação da data das eleições e a criação da Comissão Eleitoral.

 ?? M.MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Equipa do Planalto Central foi estreante no Girabola’2019/20
M.MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Equipa do Planalto Central foi estreante no Girabola’2019/20

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola