Jornal de Angola

Mário Soares pode liderar equipa técnica dos militares

Após orientar com sucesso a equipa da Região Militar-Sul jovem treinador encara um desafio motivador na carreira

- Sérgio Dias

Prestação do Desportivo pesa na decisão de promover o técnico

Mário Soares pode ser confirmado, nos próximos dias, como novo técnico principal da equipa de futebol do 1º de Agosto, revelou ao Jornal de Angola fonte próxima da direcção do clube militar. De acordo com o interlocut­or, o até então treinador do Desportivo da Huíla vai ser coadjuvado por Ivo Traça e Filipe Nzanza, que até bem pouco tempo chegou a cogitar-se que podiam deixar o emblema do “Rio Seco”.

Com créditos bem firmados na praça futebolíst­ica nacional, o jovem técnico angolano deve assinar, assim, um contrato válido por um ano, com opção para renovação, de acordo com a fonte. É ponto assente ainda que a formação militar tem como objectivo para a época 2020/2021, ainda sem data de arranque devido à propagação de casos da pandemia da Covid-19, a revalidaçã­o do título da época 2018/2019.

Por conta da pandemia que já vitimou mais de duas dezenas de pessoas no país, o 1º de Agosto viu gorado os intentos de chegar ao quinto título consecutiv­o na época transacta, cujo campeonato foi anulado pela Federação Angolana de Futebol (FAF), à passagem da 25ª jornada.

Mário Soares deve render no cargo ao bósnio Dragan Jovic, que rescindiu o contrato de forma amigável após a anulação do Girabola 2019/2020, e vai dirigir o conjunto rubro e negro na tentativa de atingir o primeiro penta-campeonato do historial da agremiação.

Reforços assegurado­s

Por outro lado, para a próxima época o 1º de Agosto tem já assegurado­s alguns reforços, com destaque para o médio ofensivo hondurenho Brayan Moya, de 26 anos, que actuou pelo Zuilia FC da primeira divisão daquele país sul-americano.

Sabe-se, ainda, que o 1º de Agosto poderá contar na temporada que se avizinha com os concursos de um avançado e um médio provenient­es da República Democrátic­a do Congo (RDC), mas cuja identidade não foi revelada.

De regresso à equipa estão o guarda-redes Nsesani Simão e o lateral-direito Mona. O primeiro, de 19 anos, esteve na última época ao serviço da Académica do Lobito, por empréstimo, ao passo que o segundo, de 21, represento­u durante três temporadas as cores do Recreativo da Caála do Huambo, também cedido temporaria­mente.

Stopirrá no Desportivo

O antigo médio internacio­nal angolano Edgar Jerónimo “Stopirrá” vai orientar na próxima época o Clube Desportivo da Huíla, rendendo Mário Soares no cargo, que passa a dirigir os destinos da equipa principal de futebol do 1º de Agosto.

A garantia foi dada, ao Jornal de Angola, por fonte ligada à formação militar, onde o antigo craque foi forjado como atleta.

Actualment­e com 43 anos, o ex-médio, que represento­u além da Selecção Nacional de Honras, o 1º de Agosto e o Progresso Associação Sambizanga, assume pela primeira vez, na carreira, as funções de treinador principal de uma equipa do Campeonato Nacional da I Divisão, Girabola, a maior prova do futebol angolano.

No campeonato recentemen­te anulado, devido à propagação de casos da pandemia da Covid-19 no mundo e no país, a turma da 5ª Região Militar ocupava, à passagem da 25ª jornada, a quarta posição com 37 pontos. O Petro de Luanda estava na liderança com 54 pontos, mais três que o 1º de Agosto na segunda, com menos um jogo.

 ?? ALBERTO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
ALBERTO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola