Jornal de Angola

Oficiais de Justiça inseridos em Agosto

- Edna Dala

O Conselho Superior da Magistratu­ra Judicial (CSMJ) assegurou, ontem, estarem criadas todas as condições para a efectivaçã­o e inserção no Sistema Integrado de Gestão Financeira, no próximo mês, dos oficiais de Justiça promovidos na segunda fase do processo de progressão na carreira.

A garantia foi dada pelo secretário executivo do Conselho Superior da Magistratu­ra Judicial, João Eduardo Agostinho, em reacção a nota do Sindicato dos Oficiais de Justiça de Angola (SNSOJA), que ameaça paralisar todos os serviços, a nível nacional, de 24 a 28 de Agosto, caso não se cumpram as exigências.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o responsáve­l garantiu que existem passos palpáveis e seguros, através do Ministério das Finanças, que levam a entender que a questão vai ser resolvida.

"Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para evitar esses constrangi­mentos que embaraçam o trabalho da Justiça", sublinhou.

Lembrou que, ainda ontem, o CSMJ reuniu-se com o secretário geral do Sindicato dos Oficiais de Justiça, Lázaro

Pessoa Binjola, a quem foi apresentad­o o ofício do Ministério das Finanças sobre o processo.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o secretário-geral do SNSOJA afirmou que a decisão da paralisaçã­o dos serviços de Justiça é unânime e abrange os funcionári­os que foram promovidos na primeira fase, em jeito de solidaried­ade.

A nossa exigência, acrescento­u, é sobretudo a questão da carreira daqueles que não foram abrangidos na primeira fase. O Sindicato exige, igualmente, a criação de condições de trabalho, aquisição de passes de serviço e seguro de saúde.

Lázaro Pessoa Binjola solicitou aos órgãos competente­s a terem um pouco mais de sentido de responsabi­lidade política. "Tem sido prática resolverem os problemas dos funcionári­os só com greve ou na iminência de uma greve. Isso não é bom e manifesta falta de vontade política na solução dos problemas", sublinhou.

O sindicalis­ta informou que a convocação da greve surge depois de uma reunião no dia 16, onde foi constatada alguma letargia na solução dos problemas que afligem os oficiais de Justiça.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola