Jornal de Angola

Incêndio desaloja 44 famílias em Cabuta

-

Um incêndio, causado por queimadas feitas por caçadores furtivos, deixou, domingo, 44 famílias desalojada­s, na comuna de Cabuta, município do Libolo, no Cuanza-Sul, informaram as autoridade­s locais.

Um incêndio causado por queimadas feitas por caçadores furtivos deixou, domingo, 44 famílias desalojada­s, na comuna de Cabuta, vila de Calulo, província do CuanzaSul, informaram as autoridade­s locais.

Segundo o administra­dor do município de Libolo, Rui Miguel, citado pela Angop, os caçadoresf­izeramasqu­eimadas para caçar, mas o fogo propagou-se de forma descontrol­ada, atingindo as moradias. Rui Miguel, citado ontem pela Angop, disse que o incidente ocorreu domingo, estando a ser procurados os caçadores para a sua responsabi­lização judicial. Com vista a minorar as dificuldad­es dos sinistrado­s, aAdministr­açãolocalv­aiapartir de hoje apoiá-los com roupas, cobertores e alimentaçã­o.

As queimadas anárquicas têm sido habituais a partir deste mês até Setembro, por habitantes locais, com o pretexto de caçarem animais para alimentaçã­o, produção de carvão vegetal e preparar a terra para o cultivo.

Entretanto, esta prática errada tem sido repudiada pelas autoridade­s por devastar a flora e poluir o ambiente. Em 2019, por exemplo, algumas fazendas no município da Quibala foram afectadas por fogo descontrol­ado ateado por caçadores, provocando a morte de três jovens e danos avultados aos fazendeiro­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola