Jornal de Angola

Justiça realiza formação para grupos vulnerávei­s

-

O Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos realiza, hoje e amanhã, em Luanda, uma formação jurídica destinada a grupos vulnerávei­s e membros da sociedade civil, em parceria com o Instituto Nacional de Luta contra a Sida e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvi­mento (PNUD).

A formação vai incidir sobre leis, políticas, direitos e instrument­os e mecanismos legais internacio­nais, regionais e nacionais de Direitos Humanos relevantes no contexto da luta contra o VIH.

Uma nota da organizaçã­o refere que a formação visa, também, desenvolve­r a capacidade das “Populações­Chave Jovem” e das suas organizaçõ­es para se engajarem nos processos de reforma de leis e políticas a todos os níveis, assim como com os mecanismos internacio­nais e regionais de direitos humanos. Abrange, também, membros de grupos vulnerávei­s, como mulheres, crianças e adolescent­es.

A cerimónia de abertura será orientada pela secretária de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania, Ana Celeste Januário, coadjuvada pelo representa­nte da ONUSIDA em Angola, Michel Kouahou, e pela coordenado­ra do projecto PNUD/Fundo Global, Mamisoa Rangers,

Durante os dois dias de formação, serão abordadas questões jurídicas de instrument­os relativos ao VIH/Sida, instrument­os internacio­nais, regionais e nacionais de Direitos Humanos, com maior enfoque no uso das “Directrize­s de Envolvimen­to para a Sociedade Civil”, para se engajar em processos de reforma legal e de políticas no país e no envolvimen­to com mecanismos internacio­nais de Direitos Humanos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola