Jornal de Angola

Identifica­dos seis casos suspeitos no Cuanza-Norte

- Isidoro Natalício

Técnicos do Gabinete Provincial do Cuanza-Norte da Saúde recolhem hoje as amostras para testes de biologia molecular de seis cidadãos suspeitos da Covid-19, na sequência de testes rápidos efectuados a algumas localidade­s da província.

Segundo a directora do Gabinete Provincial, Filomena Wilson, os casos suspeitos foram identifica­dos ontem, sendo quatro no município do Golungo-Alto, um no Lucala e outro em Ndalatando, sede do município de Cazengo. Por falta de condições na província, as provas são enviadas para laboratóri­os em Luanda.

Os suspeitos ficam em quarentena domiciliar, institucio­nal ou sob cerca sanitária até se obter os resultados dos testes. Recentemen­te, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, disse que o prazo para a obtenção do desfecho da testagem pode durar até 20 dias.

Para algumas pessoas que estiveram perto de 21 dias em cordão sanitário, a demora é grande para quem vive num período de grande expectativ­a. “Quase que a pessoa não come, muito má disposição e às vezes alguma insónia por se pensar num eventual resultado positivo”, disse um morador da rua dos Índios.

Albano Fula, que esteve sob cerca sanitária no Sambizanga, sublinhou que outro problema quesecoloc­anumconfin­amento é o stress, por se ficar num sítio sem fazer o que mais se gosta e a que se está habituado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola