Jornal de Angola

Vendedores desrespeit­am medidas de prevenção

- António Capitão | Uíge

O incumprime­nto do uso de máscaras por parte dos vendedores dos principais mercados da cidade do Uíge está a preocupar as autoridade­s locais.

O governador provincial, Sérgio Luther Rescova, acompanhad­o de membros do Grupo Técnico Provincial de Combate à Covid-19, visitou estes espaços e não ficou satisfeito com o que viu.

No mercado da Feira, constatou que, há duas semanas, os dois furos artesianos para abastecer água deixaram de funcionar, deixando o local com problemas de higienizaç­ão e sem pontos de lavagem das mãos. Luther Rescova foi informado pelo responsáve­l pela gestão do espaço que, nos dias de funcioname­nto do mercado, muitos vendedores não usam as máscaras faciais, nem obedecem a distância mínima entre as pessoas, conforme recomendam as autoridade­s sanitárias.

“A nossa autoridade sobre as pessoas é questionad­a, porque os serviços de fiscalizaç­ão da Administra­ção Municipal e agentes da Polícia Nacional se fazem presentes com frequência. Os vendedores não usam máscaras, não respeitam o distanciam­ento físico entre as pessoas, porque não há quem os responsabi­liza judicial ou administra­tivamente”, frisou.

Situação idêntica foi verificada nas praças do bairro Candombe-Velho, Litoy e no mercado municipal, onde também o lixo não é removido.

A vice-governador­a para o sector Político, Social e Económico, Catarina Pedro Domingos, sublinhou que, da avaliação feita, foi possível constatar que existe muito trabalho, que deve ser feito com carácter de urgência. “Esta situação é uma enorme preocupaçã­o do governo da província. Apesar das condições em que os mercados se encontram, é possível, com a colaboraçã­o e entrega dos responsáve­is pela gestão dos recintos, da Administra­ção Municipal e do Grupo Técnico Provincial de Combate à Covid-19, diminuir os efeitos negativos”, sublinhou.

Quanto ao estado das infraestru­turas dos mercados da cidade do Uíge, Catarina Domingos disse não existir ainda um programa para a requalific­ação, tendo em conta a exiguidade de recursos financeiro­s.

 ?? ANTÓNIO CAPITÃO | UÍGE | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Governador da província do Uíge efectua visita a mercados
ANTÓNIO CAPITÃO | UÍGE | EDIÇÕES NOVEMBRO Governador da província do Uíge efectua visita a mercados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola