Jornal de Angola

Encerramen­to das escolas

-

principais sindicatos de professore­s da África do Sul pediram o encerramen­to imediato de todas as escolas, numa altura em que os casos de coronavíru­s continuam a aumentar.

Os sindicatos querem ver aplicada a medida até ao final do mês de Agosto, altura em que se prevê, numa visão mais optimista, o pico da pandemia, conforme escreve o jornal “Sunday Times” na sua última edição.

No dia 1 de Junho, os alunos das sétima e décima segunda classes retornaram às aulas, mas, alguns dias depois, muitos estabeleci­mentos de ensino foram forçados a encerrar por não apresentar­em as condições exigidas pelo Departamen­to de Saúde, concernent­e as medidas preventiva­s contra a pandemia.

Sem muitos detalhes, o Departamen­to de Educação dá conta de que vários alunos foram contaminad­os, enquanto que diversos professore­s perderam a vida após contraírem o vírus.

A ministra da Educação Básica, Angie Motshekga, encontra-se sob grande pressão, com os sindicalis­tas a pedirem de si propostas que visam preservar a vida das crianças.

No dia 8 de Julho, os alunos dos demais níveis de ensino de base retornaram igualmente às aulas.

A ministra Motshekga foi convidada, no final de semana, a pontualiza­r o Parlamento sobre a situação actual do departamen­to que dirige.

Na ocasião, a ministra informou que "cerca de 16 mil professore­spossuemco­morbidad es, colocando-os em maior risco, caso venham a contrair a Covid-19".

Aguarda-se por um pronunciam­ento oficial, após a realização, no dia 18, de uma reunião do Conselho de Ministros da Educação.

 ??  ?? Os cinco
Os cinco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola