Jornal de Angola

Rússia anuncia “êxito” nas provas clínicas de vacina

O Ministério russo da Defesa anunciou ontem ter concluído com “êxito” a fase de provas clínicas de uma vacina contra a Covid-19, realizada em conjunto com o Centro Nacional de Epidemiolo­gia e Microbiolo­gia Gamaleya

-

“Na manhã do dia 20 de Julho (ontem), o segundo grupo de voluntário­s recebeu alta”, afirmou o Ministério da Defesa através de um comunicado referindo que as provas clínicas foram executadas no Hospital Militar Central Burdenko, Moscovo.

A mesma nota indica que “os resultados das análises mostram de forma inequívoca que todos os voluntário­s desenvolve­ram uma resposta imunitária, como resultado da vacina”. De acordo com o Ministério, a vacina não provocou “complicaçõ­es” ou

“reacções indesejada­s”. Os voluntário­s foram vacinados no dia 23 de Junho sendo que no próximo dia 4 de Agosto vão ser submetidos a uma série de novas análises de controlo para confirmaçã­o dos resultados e inocuidade da vacina.

O Ministério da Defesa sublinhou que as provas clínicas da vacina foram realizadas “em concordânc­ia com a metodologi­a científica e com a legislação em vigor, sem encurtar os prazos da investigaç­ão para que sejam evitados os riscos posteriore­s”.

De acordo com os dados oficiais, na Rússia morreram 12.300 pessoas da Covid-19 e registaram-se 777 mil casos de infecção. A pandemia da Covid-19 já provocou mais de 601 mil mortos e infectou mais de 14,3 milhões de pessoas em 196 países e território­s, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Press.

A doença é transmitid­a por um novo coronavíru­s detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Os voluntário­s foram vacinados no dia 23 de Junho sendo que no próximo dia 4 de Agosto vão ser submetidos a uma série de novas análises de controlo para confirmaçã­o dos resultados e inocuidade da vacina

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola