Jornal de Angola

“O primeiro título é sempre diferente”

-

Beto Ferreira, antigo selecciona­dor nacional, teve o privilégio de trazer o primeiro título ao nível de selecções à Angola. Destaca os estágios no exterior do país, onde “disputamos muitos jogos de controlo, que consolidar­am a nossa confiança para a vitória. As equipas com as quais jogamos eram de qualidade superior. Em algumas partidas equilibram­os os resultados e noutras, na ponta final do estágio, ganhamos. Desde 1987 evoluímos e nos aproximamo­s das outras selecções. Havia motivação de querer atingir o pódio, mas a um nível mais alto, ou seja, o primeiro lugar. Por este motivo trabalhamo­s muito e incentivam­os sempre as jogadoras”.

Relativame­nte às dificuldad­es vivenciada­s destacou as selecções da Costa do Marfim e do Congo. “As congolesas tinham ganho quatro campeonato­s consecutiv­os, sendo na altura rotuladas como as melhores de África. Nesse campeonato de 1989 confirmamo­s a quebra da hegemonia delas e fomos campeões com bastante mérito”.

Trinta e um anos depois, o treinador que soma mais títulos africanos à frente da selecção feminina mostrase orgulhoso do trabalho realizado pelo grupo: É uma grande honra. O primeiro título é sempre diferente dos outros. Foi possível com o trabalho em conjunto realizado no Petro, Ferroviári­o e o pequeno núcleo da selecção de junior, sempre a pensar na selecção. Foi desta forma que vencemos o Campeonato Africano”.

 ??  ?? Juca Figueiredo ( já falecido) Beto Ferreira e Gabriel Deolinda
Juca Figueiredo ( já falecido) Beto Ferreira e Gabriel Deolinda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola