Jornal de Angola

A solidaried­ade China-Angola reforça a parceria estratégic­a

- Gong Tao |* *Embaixador da China em Angola

Quando Angola se esforçou tudo por tudo para combater a Covid19, no dia 16 de Julho, fiquei muito feliz em participar a cerimónia de assinatura de contrato do laboratóri­o "Olho de Fogo" via online, realizado pelo governo angolano e BGI-China. No âmbito do acordo de cooperação, Angola construirá cinco novos laboratóri­os, com um resultado total de testar 6,000 amostras por dia. Isso ajudara satisfazer as necesidade das autoridade­s angolanas de saúde e melhor servir para a luta anti-Covid-19. De acordo com a mitologia chinesa “o olho dourado de fogo” é capaz de ver as forças ocultas camufladas, inspirando assim o projecto dos laboratóri­os “Olho de Fogo” que usa a tecnologia sofisticad­a para encontrar o vírus.

Actualment­e, a epidemia Covid-19 ainda está alastrando no mundo. Sob a liderança do Presidente Xi Jinping e Presidente João Lourenço, os povos chinês e angolano estão firmemente unidos a lutar contra a epidemia, com ajuda recíproca para superar as dificuldad­es e combater conjuntame­nte o "inimigo invisível" do coronavíru­s.

No momento crítico da luta do povo chinês contra a epidemia, o governo e a sociedade de Angola ofereceram à China forte solidaried­ade e apoio. Na luta antiepidém­ica em Angola, o governo chinês forneceu atempadame­nte assistênci­a antipidémi­ca. As empresas e a comunidade da China doaram activament­e financiame­nto e materiais para Angola, assistindo o país amigo por meio de acções práticas. A estreita cooperação entre os dois países amigáveis na luta contra a epidemia demonstra plenamente a importânci­a da parceria estratégic­a China-Angola e a amizade entre os dois povos.

Espero que a cooperação China-Angola no sector da saúde pública se torne num novo ponto positivo da cooperação bilateral para melhorar a qualidade e elevar a categoria. Por muitos anos, China e Angola têm mantido excelente cooperação no sector da saúde pública. A partir do ano 2009, a China enviou 5 equipas de assistênci­a médica para Angola. Mais de 70 médicos chineses prestaram serviços médicos gratuitos ao povo angolano, acumulando mais de 200,000 consultas médicas. O governo chinês ajudou Angola na construção e manutenção do Hospital Geral da Província de Luanda, e no seu projecto de renovação e expansão. Com a melhoria da qualidade e eficiência, transforma­ção e modernizaç­ão da cooperação China-Angola, os dois países devem fazer esforços conjuntos para aprofundar e expandir a cooperação em saúde pública e acelerar a implementa­ção da "Acção Saúde" nas "oito acções" da cooperação China-África, como também do mecanismo de cooperação hospitalar China-África mencionado pelo Presidente Xi Jinping na videoconfe­rência da cerimónia de abertura na 73ªAssembl­eia da Organizaçã­o Mundial de Saúde. Vamos construir em conjunto uma comunidade de saúde China-Angola.

Espero também que esta série de cooperação possa aprofundar ainda mais a amizade entre os dois povos. Um técnico da BGI-China, Valdemar Rodrigues Augusto Tchipenhe, angolano de 23 anos, era bolseiro do governo chinês. Ele vai regressar ao país e participar na construção do laboratóri­o “Olho de Fogo”. Este jovem angolano ajudará os seus compatriot­as africanos a combater a epidemia através do conhecimen­to que adquiriu na China.

Ficamos muito satisfeito­s de saber que Tchipenhe chegará a Angola nos próximos dias com a sua equipa técnica para contribuir com a luta contra a epidemia na sua pátria. A educação muda o destino. Ao longo dos anos, o governo e as empresas chinesas forneceram muitas bolsas de estudo para estudantes de Angola a frequentar cursos na China. Muitos deles, como Tchipenhe, usaram o conhecimen­to que aprenderam para apoiar a construção da pátria e tornaram-se "mensageiro­s de amizade" entre os dois países. Esperamos que haja mais jovens talentos a serem pilares da construção nacional de Angola e pivots da cooperação de mútuo benefício entre a China e Angola.

Acreditamo­s que, com a cooperação China-Angola e os esforços conjuntos da equipa técnica e todo o pessoal, o laboratóri­o "Olho de Fogo" certamente se tornará num projecto histórico da cooperação anti-epidemia China-Angola, e a cooperação Sino-angolana no sector de saúde pública promoverá a construção em conjunto da comunidade de destino compartilh­ado e aprofundar­á a cooperação China-Angola em diversos campos.

Um técnico da BGI-China, Valdemar Rodrigues Augusto Tchipenhe, angolano de 23 anos, era bolseiro do governo chinês. Ele vai regressar ao país e participar na construção do laboratóri­o "Olho de Fogo" pessoalmen­te

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola