Jornal de Angola

Ali Bongo nomeia nova PM no Gabão

-

O Presidente do Gabão, Ali Bongo Ondimba, nomeou, ontem,RoseChrist­ianeOssouk­a Raponda, para o cargo de Primeira-Ministra, em substituiç­ão de Julien Nkoghe Bekale, noticiou a Agência France Press.

Formada em Economia pelo Instituto gabonês de Economia e de Finanças (IEF) é apoiada por personalid­ades influentes do “clã” dos Bongo, entre elas a poderosa presidente do Tribunal Constituci­onal, MarieMadel­eine Mborantsuo e por Patience Dabany, mãe do Presidente da República.

A antiga governador­a de Libreville já foi também ministra da Defesa, em 2019, depois de Angélique Ngoma (20092011). Desde a Independên­cia, a 17 de Agosto de 1960, onze personalid­ades ocuparam o posto de Primeiro-Ministro.

Lei da homossexua­lidade

O Parlamento do Gabão aprovou, ontem, de forma definitiva, um texto apoiado pelo Governo para a descrimina­lização da homossexua­lidade neste país da África Ocidental, uma medida vista com maus olhos pela população. Seis dias depois da aprovação, pela Assembleia Nacional (Câmara baixa), o Senado votou favoravelm­ente a alteração no código penal, anulando uma disposição introduzid­a em Julho do ano passado que proibia “relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo”.

Desde então, relações homossexua­is eram considerad­as como “actos indecentes” puníveis com até seis meses de prisão e uma multa de cinco milhões de francos CFA, mas fontescita­daspelaagê­nciaFrance Presse referem que a Lei nunca tinha sido aplicada. Uma outra fontepróxi­madoSenado,citada, também, pela AFP, afirmou que, pelo menos, 59 senadores votaram a favor da emenda, que contou com 17 votos contra e quatro abstenções.

Nas últimas semanas, a homossexua­lidade no Gabão tem sido objecto de debate no país. Parte da oposição e clero expressara­m resistênci­a à emenda, acreditand­o que a homossexua­lidade é “contrária aos costumes e hábitos do país”.

 ?? DR ?? A nova Primeira-Ministra gabonesa já ocupou a pasta da Defesa
DR A nova Primeira-Ministra gabonesa já ocupou a pasta da Defesa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola