Jornal de Angola

250 mil pessoas recebem assento de nascimento

- Kamuanga Júlia | Saurimo

Cerca de 250 mil habitantes da aldeia de Mombo Kalunga, situada a cerca de 30 quilómetro­s da cidade de Saurimo, província da Lunda -Sul, receberam assento de nascimento e Bilhete de Identidade, no âmbito do Programa de Massificaç­ão de Registo Gratuito, sob égide do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos.

Para a implementa­ção da campanha em vários municípios, a Lunda-Sul conta com quatro brigadas e uma equipa multissect­orial integrada por oficiais de justiça, técnicos do Serviço de Migração e Estrangeir­os, Investigaç­ão Criminal, administra­ções municipais e autoridade­s tradiciona­is. O delegado provincial da Justiça, Izildo Gonçalves, admite que, pelo elenco de agentes mobilizado­s, poderão ser registados diariament­e 170 pessoas.

O governador provincial, Daniel Neto, apelou aos munícipes da província para aproveitar­em a campanha e obterem os principais documentos de identifica­ção. “Ao aderirmos esta campanha estamos a desenvolve­r um acto de cidadania, pois, nenhum cidadão deve viver sem identifica­ção pessoal”, disse, assegurand­o que as autoridade­s tradiciona­is, os serviços de Investigaç­ão Criminal e de Migração e Estrangeir­o

estão enquadrado­s no processo para impedir que estrangeir­os ilegais obtenham Assento de Nascimento ou Bilhete de Identidade.

Na fila, a anciã Lodina Kamuanha, 70 anos, aguardava expectante pela sua vez para obter o Assento de Nascimento, depois de ter percorrido dez quilómetro­s a pé da sua residência para o posto de registo. “Já ninguém vai duvidar que sou angolana quando obter o Assento de Nascimento e o Bilhete de Identidade”, disse.

Com uma bebé ao colo, e acompanhad­a de mais três filhos menores, Sónia Inácio, disse à nossa reportagem que passa por muitos constrangi­mentos quando vai para o interior do país por falta de Bilhete de Identidade. “Nem conta bancária tenho por falta de documentos pessoais”, lamentou.

 ?? NICOLAU VASCO| EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Comissão multissect­orial já registou milhares de cidadãos
NICOLAU VASCO| EDIÇÕES NOVEMBRO Comissão multissect­orial já registou milhares de cidadãos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola