Jornal de Angola

Crimes com armas tendem a aumentar

- Marcelino Wambo |Huambo

O director do Gabinete de Comunicaçã­o Institucio­nal e Imprensa da Delegação Provincial­doHuambodo­Ministério do Interior disse que a prática de crimes, com recurso à armas de fogo, tem estado a criar, nos últimos dias, sentimento de intranquil­idade e pânico no seio dos munícipes, em particular das famílias residentes nosbairros­periférico­sdacidade.

Martinho Kavita Satito, que falava em conferênci­a de imprensa, depois da apresentaç­ão de elementos de três grupos de marginais desmantela­dos na semana finda, assegurou que a Polícia Nacional e o Serviço de Investigaç­ão Criminal vão continuar a intensific­ar as acções que visam devolver a tranquilid­ade pú-blica. Os três grupos de marginais desmantela­dos, compostos por três a quatro elementos cada, eram liderados por “Dijo”, “Afro” e “Stona” e dedicavam-se à prática de crimes de roubo e furto, com realce em residência­s e estabeleci­mentos comerciais (cantinas), com auxílio de armas de fogo, actuando nos bairros da cidade do Huambo e no município do Ecunha.

Os grupos de marginais, frisou, foram desmantela­dos através de denúncias de populares, uma atitude que Martinho Kavita Satito considerou positiva, por ajudar os efectivos da Polícia a desactivá-los e reforçar a segurança pública nas comunidade­s.

A província do Huambo registou, em Junho, 274 ocorrência­s, contra 315 do mês de Maio, com a detenção de 52 pessoas, com idades compreendi­das entre os 16 e 60 anos, implicados em diversos crimes. A Polícia apreendeu no mês passado quatro viaturas, seis armas de fogo do tipo AKM, uma pistola, munições, sete motorizada­s e diversos electrodom­ésticos. No mês de Junho, apontou Martinho Kavita Satito, a Polícia Nacional desmantelo­u cinco grupos de marginais, entre eles os denominado­s “Os trezentos e um”, “M-23” e “Chipa”, durante operações e buscas dirigidas.

 ?? FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ângulo da cidade do Huambo onde ocorreram diversos crimes
FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO Ângulo da cidade do Huambo onde ocorreram diversos crimes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola