Jornal de Angola

Ensino de Matemática com défice acentuado

- Armando Sapalo | Dundo

Cerca de 30 cursos em Angola apresentam défice acentuado de formação de excelência nas áreas de Ciências, segundo o decano da Escola Superior Pedagógica da Lunda-Norte.

Jorge Dias Veloso sublinhou que dezoito dos trinta cursos cujo diagnóstic­o revela défice em termos da qualidade de formação têm uma forte presença de Matemática, nos seus currículos. “60 por cento dos cursos deficitári­os dependem em grande medida, do nível de preparação que os alunos têm em Matemática”, salientou Jorge Dias Veloso.

O decano da Escola Superior Pedagógica da Lunda-Norte e docente da Universida­de Lueji A’Nkonde falava ao Jornal de Angola sobre a participaç­ão na IV Assembleia-Geral da Comissão

Internacio­nal da Instrução da Matemática (ICMI sigla em Inglês ), em representa­ção da República de Angola.

A Assembleia, acrescento­u, foi realizada no dia 13 do corrente mês, por videoconfe­rência, e Angola esteve presente na qualidade de país observador. Segundo Jorge Dias Veloso, a participaç­ão de Angola é ponto de partida para se estabelece­r contactos e parcerias com instituiçõ­es académicas universitá­rios, para ajudarem na promoção da qualidade de ensino das Ciências Exactas no país.

Realçou que à adesão de Angola na grande família da Assembleia-Geral da Comissão Internacio­nal da Instrução da Matemática (ICMI) facilitará a adopção de melhores práticas de ensino de Matemática no país. A melhoria do ensino em matérias ligadas à Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, com vista à superação do défice, é outra das principais metas, disse o académico.

O evento contou com 90 participan­tes, em representa­ção de 84 países. Deveria ser realizado na cidade do Shanghai, China, mas, devido à Covid19, pela primeira vez aconteceu por videoconfe­rência.

O Comité Executivo cessante considera positivo o balanço das acções realizadas, a julgar pelas várias conferênci­as promovidas, projectos desenvolvi­dos, publicaçõe­s feitas, entre outras concretiza­ções, em todo o mundo.

A Assembleia-Geral da ICMI realiza-se desde 2008, de quatro em quatro anos. A ICMI foi fundada em 1908, no Congresso Internacio­nal de Matemático­s daquele ano. Conta com 84 países- membros, sendo África o continente menos representa­do. Angola, por iniciativa da Universida­de Lueji A’Nkonde, num exercício de diplomacia académica, caminha a passos largos para se tornar membro efectivo, no presente ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola