Jornal de Angola

Mais 44 casos positivos em Luanda

O secretário de Estado informou que dos casos activos, 15 continuam em estado crítico com tratamento de ventilação mecânica invasiva

- Edivaldo Cristóvão e Mazarino da Cunha

As autoridade­s sanitárias anunciaram, ontem, mais 44 casos positivos da Covid-19, dois dos quais foram detectados na Cidade da China, um centro comercial de Luanda, localizado no município de Viana.

De acordo com o secretário de Estado para a Saúde Pública, em função disso, o estabeleci­mento comercial, com cerca de 300 lojas, estará a partir de hoje sob cerca sanitária.

Em conferênci­a de imprensa sobre a evolução da Covid-19, Franco Mufinda afirmou que os dois casos registados naquele estabeleci­mento comercial são de cidadãos chineses. Precisou que todos os casos foram registados na província de

Luanda, sendo as localidade­s mais afectadas Viana, Belas, Ingombota, Samba, Rangel, Cacuaco e Talatona.

Com os dados registados nas últimas 24 horas, o número de casos confirmado­s sobe para 749, sendo 29 óbitos, 221 pacientes recuperado­s e 499 activos.

Franco Mufinda informou que dos casos registados ontem, 26 são do sexo masculino e 18 são mulheres, com idades compreendi­das entre 16 e 74 anos.

Segundo o secretário de Estado, dos 499 casos activos, 15 continuam em estado crítico com tratamento de ventilação mecânica invasiva, três têm necessidad­e de hemodiális­e e um de oxigenoter­apia. O secretário de Estado apelou à população para evitar a permanênci­a em mercados, paragens de táxi e outros locais onde há aglomerado­s de pessoas.

Realçou que as medidas de prevenção devem incluir o uso obrigatóri­o da máscara, lavagem constante das mãos com água e sabão, uso de álcoolgel para desinfecçã­o e a não violação da cerca sanitária.

O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) recebeu ontem 72 chamadas, incluindo 64 pedidos de informação sobre a Covid-19.

Franco Mufinda disse que nas últimas 24 horas foram processada­s 341 amostras em biologia molecular, das quais 44 reputaram positivas.

Das 48.486 amostras em biologia molecular processada­s até ontem, disse, 749 foram positivas e 47.737 negativas. No segmento da testagem rápida serológica, nas últimas 24 horas foram testadas 254 pessoas. Deste número, oito foram reactivas, o que significa que 3,1 em cada 100 pessoas rastreadas estiveram expostas ao SARS-Cov-2.

De acordo com o secretário de Estado,até ontem 22.621 cidadãos foram submetidos à testagem rápida, tendo-se registado 1.044 casos reactivos. Isto pressupõe que 4,6 em cada 100 pessoas rastreadas estariam expostas ao vírus.

Em quarenta institucio­nal estão 942 cidadãos e 3.832 estão sob vigilância sanitária.

Todos os casos reportados ontem foram registados na província de Luanda

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola