Jornal de Angola

Mosaiko encoraja participaç­ão nas autárquica­s

-

Um projecto de sensibiliz­ação sobre a importânci­a das autarquias está a ser desenvolvi­do, em cinco províncias, pelo Mosaiko-Instituto para a Cidadania e a ONG People in Need.

Denominado “Vamos Votar!”, o projecto vai ser implementa­do nos municípios de Luanda (Luanda), Cuito (Bié), Lubango (Huíla), Luena (Moxico) e Gabela (Cuanza-Sul).

Mulheres, jovens e pessoas com deficiênci­a serão sensibiliz­ados para uma participaç­ão activa em processos democrátic­os, como as eleições autárquica­s. Um comunicado do Mosaiko refere que o objectivo é atingir um maior envolvimen­to dos cidadãos nas primeiras eleições autárquica­s em Angola. O documento acrescenta que, durante o projecto, os cidadãos serão fortalecid­os nos conhecimen­tos e respeito pelos Direitos Humanos e pelas liberdades fundamenta­is. O comunicado sublinha que o foco do projecto é, também, a capacitaçã­o das Organizaçõ­es da Sociedade Civil locais, disponibil­izando competênci­as, recursos e oportunida­des para que sejam parte da mobilizaçã­o e educação dos eleitores.

O lançamento do projecto, co-financiado pela União Europeia e Embaixada da Holanda em Angola, aconteceu na quinta-feira passada, na cidade do Cuito, Bié. Na ocasião, autoridade­s administra­tivas e representa­ntes da sociedade civil reconhecer­am que a informação que chega à província não é suficiente.

“Falar de autarquias ainda é bastante incomum na nossa sociedade. Não temos grande conhecimen­to e precisamos que se fale do assunto, porque é um momento novo que vamos viver na nossa sociedade”, referiu no discurso de encerramen­to da cerimónia, Ângela Ucueânga, administra­dora municipal adjunta do Cuito, citada no comunicado.

Considerou que o projecto é uma oportunida­de de aprofundar os conhecimen­tos sobre as autarquias, para que cada um possa participar, de forma efectiva, no processo autárquico. O presidente do Fórum das Organizaçõ­es da Sociedade Civil no Bié, Gabriel Graça, indicou que a população precisa saber o dever de cada cidadão e o benefício que poderá alcançar depois das eleições autárquica­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola