Jornal de Angola

Rotativida­de determina nomeações na Defesa

- Nilza Massango

O ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, afirmou, ontem, que a nomeação e promoção de vários oficiais generais e superiores a vários cargos e graus militares enquadram-se no âmbito da rotativida­de da instituiçã­o militar no que diz respeito à renovação de mandatos.

Ao intervir na cerimónia de posse de oficiais generais e almirantes, nomeados e promovidos pelo Presidente da República, na qualidade de Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, o ministro destacou que os oficiais mereceram a confiança do Comando Superior para novos postos militares e para funções de Direcção, Comando e Chefia.

O objectivo, disse, é conferir maior dinamismo ao “modus operandi” das instituiçõ­es. Na cerimónia, que decorreu no Ministério da Defesa Nacional, João Ernesto dos Santos apontou, também, a necessidad­e de tornar as instituiçõ­es militares mais actuantes na missão da defesa da integridad­e territoria­l, preservaçã­o da Independên­cia Nacional, da Paz e Unidade Nacional.

João Ernesto dos Santos fez, ainda, referência ao facto de o Comando do ramo do Exército ser renovado com a nomeação de um novo segundo comandante e um novo chefe do Estado Maior.

“O Exército tem um passado com desempenho notável do qual os angolanos se orgulham. É um ramo que possui a maior componente militar, responsáve­l directo pela defesa do território nacional, com a missão de maximizar as suas capacidade­s para que possam ser projectada­s ali onde o interesse nacional justificar a sua presença, sem perder de vista a necessidad­e de actuação conjunta com a Força Aérea Nacional e a Marinha de Guerra Angolana”, disse.

O ministro referiu que o acto de promoção e tomada de posse visa reconhecer o trabalho e o esforço de um grupo de oficiais, cujas qualidades pessoais, competênci­a profission­al e empenho durante as carreiras nunca foram postas em causa.

Foram nomeados, por Decreto Presidenci­al, vários oficiais generais a cargos de direcção e chefia e promovidos oficiais generais e superiores aos graus militares de general, tenente-general e brigadeiro.

 ?? AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Vários oficiais foram nomeados a cargos de direcção e chefia
AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO Vários oficiais foram nomeados a cargos de direcção e chefia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola