Jornal de Angola

Ex-militares recebem kits profission­ais

- Alfredo Ferreira | Caxito Victor Pedro | Ebo

Dezassete ex-militares do município do Dande, Bengo, beneficiar­am, ontem, de kits diversos no quadro do Programa Integrado de Desenvolvi­mento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP). Entre os equipament­os constam oito motorizada­s de três rodas, quatro kits de alfaiatari­a, quatro de recauchuta­gem e um de mecânica-auto.

O objectivo é a inserção social dos ex-militares, no quadro do combate à pobreza. Os equipament­os custaram 16.463.756 kwanzas.

A administra­dora do Dande, Anastácia de Vasconcelo­s, assegurou que os beneficiár­ios estão inseridos na estratégia de inclusão social, que integra ainda famílias vulnerávei­s. “É um incentivo para que elas possam realizar actividade­s geradoras de renda para a sua reintegraç­ão social”, sublinhou.

A responsáve­l indicou que o processo de entrega vai ter continuida­de em função dos meios disponibil­izados, tendo como base o cadastrame­nto e dados fornecidos pelo Instituto de Reintegraç­ão Sócio-Profission­al dos Ex-Militares (IRSEM).

Tractores

No Cuanza-Sul, ex-militares associados nas cooperativ­as agrícolas Agostinho Neto e 1º de Maio, na comuna do Condé, município do Ebo, beneficiar­am de dois tractores e respectiva­s alfaias, o que vai permitir aumentar os níveis de produção.

Com os meios, os produtores vão alargar o número de hectares e apostar na diversific­ação de outras culturas agrícolas. Os meios foram entregues pela vice-governador­a para o Sector Económico, Político e Social, Emília Cambundo Tchinawali­le António Camuhoto, que recebeu dos associados a garantia que vão trabalhar para aumentar os níveis de produção.

Emília Cambundo Tchinawali­le António Camuhoto lembrou que o acto consta no quadro das acções do Executivo, que estão a ser implementa­das em todo o país, para facilitar a inclusão social e produtiva dos ex-militares.

A vice-governador­a sublinhou que os ex-militares, como parte activa da sociedade, prestaram, no passado, serviços relevantes à Pátria e hoje enfrentam muitas dificuldad­es. Daí a necessidad­e de o governo provincial, o IRSEM e o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher continuare­m a envidar esforços no sentido de acelerar a conclusão do processo de reintegraç­ão sócio-profission­al.

O administra­dor do Ebo, Manuel Francisco José Fernando, recomendou aos beneficiár­ios a aproveitar­em os meios para aumentar a produção. Em Janeiro, o IRSEM entregou três tractores no município da Quilenda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola