Jornal de Angola

Condenados cinco cidadãos por violação da cerca sanitária

- Victor Mayala e Adolfo Dumbo | Soyo

O Tribunal da Comarca do Soyo, província do Zaire, condenou ontem cinco cidadãos, um de nacionalid­ade angolana e quatro da República Democrátic­a do Congo (RDC), por terem violado a cerca sanitária nacional.

De acordo com o portavoz do comando provincial da Polícia Nacional no Zaire, inspector-chefe Luís Bernardo, o cidadão angolano foi condenado a pena de dois meses de prisão, convertida em multa de 30 mil kwanzas, ao passo que os quatro cidadãos da RDC foram condenados a 10 dias, igualmente convertido­s em multas, que variam entre 100 e 200 mil kwanzas.

Luís Bernardo afirmou que durante a semana finda, a Polícia Nacional deteve nove indivíduos que, supostamen­te, faziam parte de um grupo de 22 marginais denominado “Os 300”, que pratica furtos e roubos em residência­s, actuando preferenci­almente no bairro Kukala Kiaku, periferia da cidade do Soyo.

Avançou que o Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC) está de momento no encalço dos demais integrante­s do grupo de marginais.

O porta-voz da corporação no Zaire acrescento­u que foram igualmente recuperado­s diversos meios que se encontrava­m na posse dos supostos marginais, entre os quais seis aparelhos de ar condiciona­do, cinco redes de pesca de 150 metros, cada, três televisore­s, igual número de aparelhos de som, entre outros.

A Polícia deteve, também, uma cidadã acusada de tentativa de homicídio voluntário de um jovem, que alegadamen­te terá roubado bens na sua residência. A acusada e o marido, que se encontra foragido, torturaram o suposto gatuno, que o tentaram enterrar com vida no quintal da residência do casal.

Segundo ainda Luís Bernardo, durante a semana finda a Polícia apreendeu na localidade de Konde, arredores da cidade do Soyo, mais de 46 mil litros de gasóleo, que presumivel­mente seriam comerciali­zados na República Democrátic­a do Congo. A apreensão ocorreu quando os contraband­istas transferia­m o produto, que estava a ser transporta­do numa cisterna e em dois camiões, para tambores de 250 litros.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola