Jornal de Angola

ZEE apresenta contas de 2019

-

Pela primeira vez, desde que foi criada há 11 anos, a Sociedade de Desenvolvi­mento da Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo pagou dividendos ao Estado.

Segundo uma nota, a instituiçã­o consta da lista das 50 entidades do Sector Empresaria­l Público (SEP), de um universo de 80, que procederam à entrega, até ao final do mês de Junho, dos relatórios referentes às contas de 2019 ao Instituto de Gestão de Activos e Participaç­ões do Estado (IGAPE).

Durante a análise preliminar aos documentos, a equipa responsáve­l constatou que apesar de o número de relatórios entregues representa­r 63 por cento do total de empresas, várias delas apresentam algumas inconformi­dades, sendo a mais frequente a não apresentaç­ão do Relatório do Auditor Externo e/ou da respectiva Carta de Recomendaç­ões.

Análise

No exercício de 2019, o Sector Empresaria­l Público foi composto por 86 empresas, das quais 68 públicas, 12 do domínio público e 6 onde o Estado detém participaç­ões minoritári­as.

Assim, do universo do Sector Empresaria­l Público, 80 empresas têm o dever de prestação de contas, das quais 50 procederam à apresentaç­ão das contas conforme requerido. Nas próximas semanas, será feita a compilação e análise das contas para a produção do Relatório Agregado do Sector Empresaria­l Público, referente às contas de 2019.

As empresas do Sector Empresaria­l Público desenvolve­m a sua actividade, predominan­temente, nos sectores da Energia e Águas (21), Transporte­s (16), Finanças (8), Agricultur­a e Pescas (9) e Telecomuni­cações e Comunicaçã­o Social (7), dentre outros. O IGAPE, criado através do Decreto Presidenci­al nº 141/18, está empenhado na reforma do Sector Empresaria­l Público, afinando e dinamizand­o os veículos de reporte para consolidar a supervisão e fiscalizaç­ão do SEP, bem como aumentar a rentabilid­ade dessas empresas e dos dividendos resultante­s das participaç­ões dominantes e minoritári­as do Estado, assegurand­o a adopção nesse universo empresaria­l de boas práticas de Governação Corporativ­a e de eficiência económica.

 ?? DR ?? A ZEE Luanda-Bengo foi criada há cerca de 11 anos
DR A ZEE Luanda-Bengo foi criada há cerca de 11 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola