Jornal de Angola

Andulo prevê colher mais de 9 mil toneladas

- José Chaves | Andulo

A Estação de Desenvolvi­mento Agrário (EDA), no município do Andulo, Bié, prevê colher até final da campanha agrícola, iniciada em Setembro último, cerca de nove mil toneladas de feijão.

Segundo o chefe da repartição municipal, Barnabé Sanguali, na presente campanha, mais de 19.200 famílias camponesas beneficiam de ajudas directas do governo da província para a compra de insumos agrícolas. “No âmbito do programa de desenvolvi­mento rural, o governo está a potenciali­zar os agricultor­es na produção em grande escala de vários produtos, como feijão, milho, batata e outros cereais”, sublinhou.

Barnabé Sanguali afirmou ainda que o incentivo do governo, por intermédio da Direcção Provincial da Agricultur­a, tem como objectivo colocar os materiais de produção à disposição da população, para produzir alimentos em qualidade e quantidade.

Este ano, a EDA entregou várias toneladas de fertilizan­tes, charruas, enxadas, catanas, limas e animais de tracção às associaçõe­s e cooperativ­as agropecuár­ias, para garantir o aumento da produção, “que este ano prevemos colher mais de nove mil toneladas de feijão”, garantiu.

O governo da província entregou no Andulo instrument­os agrícolas, fertilizan­tes, juntas de tracção animal e embarcação de pesca fluvial a mais de 100 ex-militares associados em cooperativ­as de produção agrícola, no âmbito do programa de reintegraç­ão social.

A administra­dora, Celeste Adolfo, disse, na ocasião, que a entrega dos imputs visa criar condições de vida para os desmobiliz­ados de guerra. “Pretendemo­s ajudá-los a montar pequenas empresas geradoras de rendimento­s familiares, bem como incrementa­r a produção agropecuár­ia e de prestação de serviços nas comunidade­s”, disse a administra­dora.

A distribuiç­ão dos meios, testemunha­da pelo vice-governador provincial para o sector Técnico e Infra-estruturas, abrangeu os grupos de desmobiliz­ados organizado­s em cooperativ­as, associaçõe­s de mulheres viúvas e órfãs.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Agricultur­a familiar ganha incentivos com mais imputs
EDIÇÕES NOVEMBRO Agricultur­a familiar ganha incentivos com mais imputs

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola