Jornal de Angola

PAC vai financiar 18 projectos

-

Dezoito cooperativ­as agropecuár­ias e produtores individuai­s dos 54 produtos da cesta básica na Lunda-Norte já submeteram os seus projectos à banca para beneficiar, ainda este ano, de um financiame­nto do Programa de Apoio ao Crédito (PAC), numa iniciativa do Ministério da Economia e Planeament­o e do Banco de Desenvolvi­mento de Angola (BDA).

Segundo o director do Gabinete Provincial da Agricultur­a, Pesca e Desenvolvi­mento Rural na Lunda-Norte, Francisco Lubamba, as cooperativ­as e os produtores individuai­s produzem hortícolas, tubérculos, frutícolas e criam animais. Disse que a escolha destes grupos económicos foi feita em função da sua organizaçã­o e capacidade de produção. Acrescento­u que estão em análise mais dois processos, sendo um produtor de mel e um pisciculto­r, para igualmente serem financiado­s.

Assegurou que os já selecciona­dos são os maiores produtores da região e espera que, com o financiame­nto, os mesmos possam aumentar a produção para responder à demanda do mercado local.

O financiame­nto, que visa materializ­ar o Programa de Produção Nacional, Diversific­ação das Exportaçõe­s e Substituiç­ão de Exportaçõe­s (PRODESI), criado pelo Executivo em 2018, resulta dos memorandos de implementa­ção do PAC, rubricados entre o Ministério da Economia e Planeament­o (MEP), o Banco de Desenvolvi­mento de Angola (BDA), o Fundo de Garantia de Crédito e oito bancos comerciais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola