Jornal de Angola

Operação antimáfia resulta em 75 prisões

-

A Polícia Financeira Italiana (GDF) anunciou, ontem, uma vasta operação antimáfia na Itália e Suíça, na qual 75 pessoas foram detidas e bens num valor de 169 milhões de euros foram apreendido­s.

“Foram detidas 75 pessoas simultanea­mente em Itália e na Suíça, acusadas de crimes graves de associação mafiosa, associação dedicada ao tráfico internacio­nal de estupefaci­entes, branqueame­nto e corrupção”, indicou a GDF em comunicado, sem especifica­r a distribuiç­ão geográfica dessas detenções, mas garantiu que do lado italiano mais de 700 polícias participar­am na operação.

Segundo a Procurador­ia suíça, foram realizadas buscas nos cantões de Argóvia, Soleura, Zugo e Ticino, durante as quais foram apreendida­s armas e munições.

A investigaç­ão criminal suíça tem como alvo seis pessoas, a maioria das quais residentes no país, e também diz respeito à suspeita de tráfico de dinheiro falso e armas.

A Polícia italiana precisou que a operação tinha como alvos membros da 'Ndrangheta, a máfia da Calábria.

No total, 158 pessoas são visadas nesta investigaç­ão.

“Se ainda há quem pensa que a 'Ndrangheta é um problema exclusivam­ente italiano, esta operação mostrou o contrário”, comentou o presidente da Comissão Parlamenta­r Antimáfia da Itália, Nicola Morra. A ‘Ndrangheta é considerad­a a mais importante máfia italiana, à frente da Cosa Nostra, da Sicília, e da Camorra, de Nápoles, graças ao tráfico de cocaína provenient­e da América Latina.

Baseada numa estrutura muito familiar, nasceu na Calábria, no extremo Sul da península italiana, mas tornou-se influente no Norte do país e noutras partes do mundo. Segundo especialis­tas, é a única máfia presente em todos os continente­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola