Jornal de Angola

Julgamento de al-Bachir já começou em Cartum

-

Ex-Presidente do Sudão é julgado pelo golpe de Estado de

O ex-Presidente do Sudão, Omar al-Bachir, começou, ontem, a ser julgado, em Cartum, pelo golpe de Estado contra o Governo democratic­amente eleito do antigo Primeiro-Ministro, Sadek al-Mahdi, correndo o risco de uma pena capital, noticiou a Agência France Press.

Trata-se de um processo inédito na História do Mundo árabe, onde nunca foi julgado um autor de um golpe de Estado.

O ex-líder líbio, Muammar Kadhafi, que derrubou a monarquia, em 1969, foi morto em Outubro de 2011, enquanto Saddam Hussein e Hosni Moubarak foram julgados por outros motivos, e o tunisino Zine el-Abidine Ben Ali fugiu, em 2011, para a Arábia Saudita.

Al-Bachir está num grupo de acusados, juntamente com outros 10 militares e seis civis, entre os quais o seu ex- vicePresid­ente, nomeadamen­te Ali Osman Taha e o general Bakri Hassan Saleh.

Al-Bachir, derrubado por um levantamen­to popular a 11 de Abril de 2019, tomou o poder a 30 de Junho de 1989.

ONU condena incidentes em Darfur

A Missão Conjunta da ONU e da União Africana, em Darfur (MINUAD) condenou, ontem, os violentos incidentes que causaram nove mortes e 20 feridos no Estado de Darfur do Norte.

“A MINUAD está profundame­nte preocupada com os violentos incidentes que tiveram lugar na cidade de Kutum, a 14 de Julho e pelo ataque de homens armados não identifica­dos num campo de deslocados de Fata Borno, a 15 do mesmo mês, que causaram nove mortes e 20 feridos entre os deslocados”, indica a Missão num comunicado citado pela AFP.

Os ataques acontecera­m numa altura em que o Governo de transição e os grupos armados negoceiam um cessarfogo conducente à paz na região de Darfur e em todo o país.

Os conflitos armados entre as tribos árabes e africanas remontam a 2003.

 ?? DR ?? 1989
DR 1989

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola