Jornal de Angola

Projecto avícola distribui 11 mil pintos para criação

-

Onze mil pintos de raça rústica foram distribuíd­os aos criadores familiares dos municípios de Cazengo, Cambambe, Lucala e Ambaca, no âmbito do programa do Governo do CuanzaNort­e de relançamen­to do projecto integrado de avicultura familiar orientado para o mercado.

Em declaraçõe­s à imprensa, Francisco Barros, um dos gestores do projecto, referiu que os pintos foram produzidos por sistema de eclosão, através de ovos recebidos do Ministério da Agricultur­a, Florestas e Pescas, no quadro do repovoamen­to avícola.

De acordo com Francisco Barros, além da eclosão de pintos, o projecto iniciado em Janeiro deste ano, com 3.500 aves distribuíd­as pelo Ministério da Agricultur­a e Pescas, está, igualmente, a produzir, semanalmen­te, 4.200 ovos, a razão de 600 ovos por dia.

O gestor esclareceu que o projecto conta com 20 naves, das quais 12 em funcioname­nto. Também, conta com 3.500 galinhas poedeiras, cujos pintos serão distribuíd­os às famílias camponesas e criadores dos dez municípios do Cuanza-Norte.

O programa conta com apoio do Gabinete Provincial da Agricultur­a que regularmen­te garante vacinas ou, ocasionalm­ente, ração.

Sob gestão de dois jovens empreended­ores, a unidade encontrava-se abandonada há mais de sete anos, tendo retomado a actividade em Janeiro do presente ano, após beneficiar de três mil 500 pintos em fase de cresciment­o, que permitiu o fomento da actividade avícola na localidade das Pambas, município de Lucala.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola