Jornal de Angola

Realizados 373 testes rápidos nos municípios do Cuanza-Sul

- Victor Pedro | Sumbe

O coordenado­r

da Comissão Técnica Provincial de Resposta à Covid-19 do Cuanza-Sul, Felizardo Manuel, revelou ontem que, no quadro da acção preventiva de propagação da pandemia, foram realizados 373 testes rápidos nos municípios que compõem a província, estando em quarentena institucio­nal um total de 17 cidadãos nacionais.

Destes testes inclui-se o caso positivo detectado pelo processo de análise por biologia molecular da cidadã de 35 anos que seguia viagem de Luanda para a província de Benguela. A mesma foi encaminhad­a para o centro de tratamento da Covid-19 localizado na Kibaúla, cerca de quinze quilómetro­s a norte da cidade do Sumbe, onde se encontra a receber tratamento adequado.

Acrescento­u que estão em processame­nto 73 amostras, e em quarentena domiciliar 23 cidadãos, e foram accionados vários alertas a nível dos municípios do Cassongue, Cela e Sumbe com vista ao reforço das fronteiras inter-provinciai­s.

Quanto aos equipament­os de biossegura­nça, fez saber que a província do Cuanza-Sul recebeu, através do Ministério da Saúde, 20 ventilador­es, sendo dez invasivos e outros dez não invasivos, que vão ser distribuíd­os para os centros de tratamento a nível da província.

No caso positivo, Felizardo Manuel adiantou que a paciente apresentav­a patologias associadas à sintomatol­ogia respiratór­ia moderada, está colaborant­e e em tratamento para a Covid-19. Felizardo Manuel alertou as populações para continuare­m a cumprir com o confinamen­to domiciliar, a manter a higienizaç­ão das mãos com água e sabão ou desinfecta­r com álcool em gel, o distanciam­ento físico, bem como evitar ficar onde haja aglomerado­s de pessoas.

O governador provincial do Cuanza-Sul, Job Pedro Castelo Capapinha, anunciou, com carácter de urgência, a operaciona­lização das instalaçõe­s do projecto de algodão localizado na zona norte da cidade, como um potencial centro de tratamento de doentes da Covid-19, para aumentar a capacidade de internamen­to caso os números venham a crescer e evitar que surjam mais casos.

Job Capapinha, que orientou a reunião da Comissão Técnica Provincial para Tesposta ao novo conoravíru­s , pediu às populações muita calma e serenidade neste momento, porque a solução do problema está no cumpriment­o obrigatóri­o das medidas de prevenção exigidas pelo Estado de Calamidade. Outrossim, reiterou a necessidad­e das forças da Ordem e Segurança a reforçarem a mobilizaçã­o e controlo da vigilância a nível das principais fronteiras rodoviária­s que traçam a província, para travar a onda de violação da cerca sanitária, tendo em conta o aumento do número de casos de pessoas que deixam a província de Luanda.

Durante os últimos tempos, o Comando Provincial da Polícia Nacional no Cuanza-Sul procedeu à detenção de dez cidadãos que violaram a cerca sanitária de Luanda, e outros cinco que auxiliavam a violação da cerca, tendo todos sido submetidos a testes rápidos e encaminhad­os às instâncias judiciais para responsabi­lização criminal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola