Jornal de Angola

Excesso de liquidez dá Taxa de Custódia

-

O Banco Nacional de Angola (BNA) vai introduzir uma Taxa de Custódia sobre o excesso de liquidez dos bancos comerciais para aumentar a intermedia­ção de recursos financeiro­s com os restantes agentes económicos, foi ontem anunciado.

“Ao introduzir a Taxa de Custódia sobre o excesso de liquidez dos bancos comerciais, o Banco Nacional de Angola visa incentivar o aumento do nível de intermedia­ção de recursos financeiro­s entre a banca comercial e os restantes agentes económicos, com o objectivo subjacente de estimular a actividade económica”, justifica o regulador num comunicado.

A decisão foi tomada, ontem,pelo Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola, que analisou o comportame­nto recente dos principais indicadore­s económicos, “numa conjuntura que continua afectada negativame­nte pela pandemia da Covid-19”.

Desta análise sobressaiu a persistênc­ia dos factores de risco para a inflação, tendo presente as incertezas em torno da pandemia e os efeitos monetários das medidas de estímulo.

O BNA decidiu assim manter várias das orientaçõe­s já adoptadas: manter a taxa de juro básica em 15,50%; a Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez em 15,50%; e a Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez, com maturidade Overnight, em 0%; manter os coeficient­es das reservas obrigatóri­as em moeda nacional e estrangeir­a em 22% e 15%, respetivam­ente; manter a taxa de juro da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez, com maturidade de 7 dias a 7%.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola