Jornal de Angola

Malanje e Namibe têm novas universida­des

- César Esteves

O Conselho de Ministros aprovou, ontem, dois Decretos Presidenci­ais, propostos pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, que vão reorganiza­r a rede de instituiçõ­es públicas de ensino superior, com a revogação da divisão do país em regiões académicas e a criação de três novas universida­des.

Os decretos fazem uma reorganiza­ção das instituiçõ­es de ensino superior existentes, sejam universida­des, institutos superiores ou escolas superiores, procurando, ao máximo, agregar instituiçõ­es que estão numa dada localidade e que sejam autónomas.

O objectivo é fazer com que a gestão das mesmas seja mais eficiente em termos de partilha de recursos.

A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, confirmou o aval para a construção de três novas universida­des. Do Namibe, que vai resultar da fusão da Academia de Pescas e de Ciências do Mar.

A Universida­de do Namibe vai incorporar a Escola Superior Pedagógica do Namibe e a Escola Superior Politécnic­a do Namibe, que actualment­e são unidades orgânicas da Universida­de Mandume.

A outra universida­de vai chamar-se Rainha Njinga Mbande e estará em Malanje. Vai congregar a Faculdade de Medicina, que era uma unidade orgânica da Universida­de Lueji A'Nkonde, cuja sede está no Dundo, onde está a reitoria, três instituiçõ­es autónomas, nomeadamen­te o Instituto Superior Politécnic­o, a Escola Superior Politécnic­a e o Instituto Superior Tecnologia Agro-Alimentar.

A outra vai nascer na capital do país e vai chamar-se Universida­de de Luanda, com as Faculdades de Artes, de Serviço Social e dois institutos de natureza politécnic­a, nomeadamen­te o de Tecnologia­s de Informação e Comunicaçã­o e de Gestão Logística e Transporte.

Maria do Rosário Sambo disse que o segundo diploma vem regulament­ar o estatuto da carreira docente do ensino superior, que prevê que as instituiçõ­es de ensino superior contratem, de forma especial, profission­ais, sejam eles professore­s ou especialis­tas nas diferentes áreas.

 ?? MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Luanda vai contar com mais uma universida­de pública
MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Luanda vai contar com mais uma universida­de pública

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola