Jornal de Angola

Desmentida reportagem da cadeia SIC

- Fula Martins

As informaçõe­s difundidas pela cadeia portuguesa SIC, no passado dia 28, a dar conta de 200 crianças subnutrida­s e doentes num alegado centro de acolhiment­o, na zona da Estalagem, em Viana, “são totalmente infundadas”.

A revelação é das activistas Maria Helena Victória Pereira e Laura Macedo, que abordaram o alegado autor das filmagens para mostrar o local, mas, depois de várias voltas, depararam-se apenas com quatro crianças, em bairros e famílias diferentes.

Em declaraçõe­s ontem à imprensa, Maria de Victória Pereira disse tratar-se de uma tentativa de fraude, realizada no exterior do país. “A tentativa de fraude foi realizada em Portugal, porque o apelo feito não foi dirigido às autoridade­s angolanas, mas portuguesa­s”, disse.

A activista admite que Hélder Silva terá sido manipulado pela responsáve­l pela Casa de Oração Pedacinho dos Céus em Olhã, Algarve (Portugal), Fátima Date, que denunciou o caso. Maria de Victória Pereira revelou que, na ronda efectuada com o próprio Hélder Silva, foi possível localizar quatro crianças, em ambientes familiares diferentes, nos bairros Zango 3, 4 e Kassaka, na comuna do Calumbo.

A activista disse que as crianças foram encontrada­s em condições de vulnerabil­idade e doentes. “Apresentav­am malnutriçã­o e uma com tumor no pescoço”, disse, sublinhand­o que as mesmas já recebem tratamento médico no Hospital Pediátrico David Bernardino e na Clínica do Prenda.

Laura Macedo lamentou o facto de Hélder Silva estar, agora, incomunicá­vel, o que inviabiliz­a a eventual localizaçã­o de mais crianças.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola