Jornal de Angola

Sector de hidrocarbo­netos deve passar por reformas profundas

- Mateus Cavumbo

O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) está a elaborar uma Estratégia de Exploração de Hidrocarbo­netos, para o período de 2020-2025, cujo documento será remetido, nos próximos dias, ao Secretaria­do do Conselho de Ministros.

Em reacção, o Jornal de Angola ouviu o especialis­ta em Petróleo e Gás, Flávio Inocêncio, que aplaudiu a iniciativa do Governo, mas apela à necessidad­e de se efectuar uma reforma profunda na qual passa pela simplifica­ção de procedimen­tos. Sugere a revisão da Lei de Tributação e das Actividade­s Petrolífer­as que, a seu ver, estão desactuali­zadas, em comparação com outros países.

Defende, igualmente, a entrada de Angola na Iniciativa da Transparên­cia das Indústrias Extractiva­s (EITI), para permitir que haja uma maior lisura e boa governação no sector. “Isso significa o reforço das regras de compliance e anti-corrupção, provavelme­nte, há a necessidad­e de se criar uma lei específica”, aventa.

Aconselha ainda o reforço da protecção ambiental em que Angola deve apostar numa lógica de exploração sustentáve­l dos recursos e de regulação, consideran­do o impacto das Pescas e do Turismo nas zonas de produção, principalm­ente, por causa dos derrames. Quanto à Lei de Conteúdo Local, Flávio Inocêncio alerta que ela não deve ser um mero transplant­e legal (cópia de outros países), pois deve proteger efectivame­nte o trabalhado­r angolano no sector e as Pequenas e Médias Empresas (PME) e não somente as empresas de potenciais Pessoas Expostas Publicamen­te (PEP) que actuam na cadeia de valor.

Sobre a abertura de concursos públicos para a licitação de novos blocos, sugere uma maior promoção de Angola no exterior, uma vez que o sector está cada vez mais competitiv­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola