Jornal de Angola

Mais receitas para os cofres do Estado

- João Constantin­o | Cuito

As receitas globais arrecadada­s na província do Bié para a Conta Geral do Tesouro, durante o II trimestre deste ano, atingiram o valor de 1.349 milhões kwanzas. Deste montante, acrescenta-se às receitas fiscais de 142. 805 milhões de kwanzas e comunitári­as de 27.528 milhões de kwanzas, enquanto a retenção na fonte chegou a 1.178 milhões de kwanzas.

Os dados constam do relatório de balanço de execução apresentad­o, na terçafeira desta semana, pelo secretário do governo do Bié, Vicente da Rocha, durante a VI reunião do governo da província, que decorreu na cidade do Cuito.

No encontro, os membros do governo aprovaram a agenda preliminar sócio-económica do governo 2018/2022, como um instrument­o para a gestão e desenvolvi­mento da província, com vista a execução das acções que visam a melhoria de vida das populações, com a construção de infra-estruturas sociais, económicas e produtivas.

Para o ano agrícola, que inicia com as chuvas do mês de Outubro, a província já tem preparado cerca de 84 mil e 744 hectares de terra, aradas de forma manual e mecanizada. A cifra, segundo o director do gabinete da agricultur­a, vai aumentar substancia­lmente com a entrada em funcioname­nto da brigada de mecanizaçã­o e do kit de mecanizaçã­o agrícola recentemen­te atribuído ao governo local pelo Ministério da Agricultur­a e Pescas. O director do Gabinete da Agricultur­a, Marcolino Rocha Sandemba, está confiante que o próximo ano agrícola venha a ser muito proveitoso.

No capítulo da construção, foram concluídas infraestru­turas produtivas e sociais, com realce para a construção de escolas, postos de saúde, armazéns comunitári­os, residência­s para quadros e pontos de águas. Os participan­tes foram informados ainda que no âmbito do Plano Integrado nos Municípios (PIIM) foram lançados, em concurso público de licitação, 142 projectos, dos quais mais de 80 se encontram já adjudicado­s as respectiva­s obras em curso.

Os participan­tes à VI reunião ordinária do Governo considerar­am satisfatór­io o relatório das actividade­s desenvolvi­das pelo Governo da província durante o período em análise, cujo impacto das acções realizadas visam a melhoria das condições de vida das populações, tendo em conta que maior parte das acções programada­s foram executadas e concluídas com êxito, apesar das dificuldad­es imposta pela Covid-19.

No domínio da empregabil­idade, registou-se no sector de prestação de serviço, um maior número de empregos gerados num total de 10.284, entre os quais 4.384 homens e 5.900 mulheres.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola