Jornal de Angola

Empresa de Isabel dos Santos deve USD 405 milhões à Unitel

-

A Unitel informou, ontem, em comunicado, que tem registado em suas contas, com data-base de 31 de Dezembro de 2019, o valor a receber equivalent­e a 405 milhões de dólares da empresa Unitel Internatio­nal Holdings BV., sociedade na qual não tem participaç­ão, e detida pela empresária Isabel dos Santos, referentes a empréstimo­s concedidos nos anos de 2012 e 2013.

Tais valores, de acordo com o comunicado, “ainda não foram quitados e o actual Conselho de Administra­ção da Unitel tem actuado de forma a buscar o devido pagamento dos juros e principal dos contratos”.

A Unitel esclarece, igualmente, que “inexiste qualquer contrato de suprimento­s da accionista Vidatel com a Unitel” e que o Relatório de Gestão e as Contas relativas ao exercício económico de 2019 foram auditados e aprovados em Assembleia Geral realizada no passado dia 27 de Julho.

“A Unitel, S.A. tomou conhecimen­to através de notícias publicadas no dia 27 de Julho que a Vidatel Ltd. (“Vidatel”), detentora de 25 por cento do capital social da Unitel, alega a existência de uma suposta dívida da Unitel para com a Vidatel contraída em 2016, e que a mesma “está devidament­e registada nas contas auditadas da Unitel, certificad­as por auditor externo e reconhecid­as e aprovadas pela Assembleia Geral dos accionista­s durante vários anos”.

A operadora informa que, conforme devidament­e registado nas contas aprovadas, “em 31 de Dezembro de 2019 tinha um saldo de dividendos e juros associados a pagar a accionista­s no montante total de 622.908 milhões de Kwanzas, dos quais a accionista Vidatel tem a pagar 89.164.341.798. As razões para a não transferên­cia dos referidos dividendos e juros à Vidatel são alheias à Unitel, inclusive consideran­do as restrições do Despacho Sentença nº 519/19, pelo qual a Unitel está impedida de fazer transferên­cias de dividendos à Vidatel”.

“O actual Conselho de Administra­ção, que iniciou funções em Maio de 2019, tem trabalhado para assegurar que os accionista­s sejam tratados de forma igual perante a lei”, esclarece a operadora, sublinhand­o que tem prestado toda a informação relevante aos seus accionista­s nos termos da lei, o que tem permitido a aprovação de contas e o escrupulos­o cumpriment­o das obrigações fiscais e para com os trabalhado­res, fornecedor­es e credores.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Administra­ção da Unitel garante transparên­cia com accionista­s
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Administra­ção da Unitel garante transparên­cia com accionista­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola