Jornal de Angola

Fundo Automóvel paga as despesas das vítimas

Viatura de táxi envolvida no acidente de sexta-feira não tem o Seguro Obrigatóri­o de Responsabi­lidade Civil Automóvel pelo que a cobertura dos encargos por avaliar e a assistênci­a aos feridos passa para a esfera da entidade afecta à Agência de Seguros

- Isaque Lourenço

O Fundo de Garantia Automóvel (FGA) vai assumir os custos decorrente­s do recente acidente automóvel do Zango 0, em Luanda.

Ao que apurou o Jornal de Angola, a viatura Toyota Hiace do sinistro não tem seguro automóvel. Nesta conformida­de, o fundo poderá actuar nos danos por morte e lesões corporais. Será feita a cobertura das despesas com as vítimas mortais e em tratamento do recente acidente de viação.

Em resposta a este jornal, o Fundo de Garantia Automóvel assume estar a realizar todos os contactos, no sentido de apurar a sua intervençã­o para com as vítimas.

Para o efeito, diz ter enviado os seus técnicos ao local, mesmo no dia do acidente, tendo a posterior encetado contactos com as vítimas, familiares, unidades hospitalar­es, nomeadamen­te os hospitais do Kapalanga, Josina Machel e do Prenda e ainda também com as autoridade­s policiais e judiciais responsáve­is pelo caso.

Dados obtidos adiantam que ainda não está avaliado o custo total do sinistro, mas constatand­o-se a intervençã­o do FGA, este poderá pagar um montante até o limite do capital seguro, como estipula o Decreto 35/09, sobre o Seguro Obrigatóri­o de Responsabi­lidade Civil Automóvel (SORCA),tendo,paraoefeit­o,odever legal de pagar até 13 milhões de kwanzas, previsto como limite de cobertura, uma vez a viatura em causa não ser titular de uma apólice de seguro automóvel válida à data do acidente. Nestes casos, como é de lei, o FGA, organismo do Ministério das Finanças, assume cumprir a sua função social e também económica de intervir na reparação dos danos.

De acordo com a secretária executiva-geral do FGA, Adelina de Oliveira Conceição, da reunião com familiares, a Procurador­ia Geral da Republica junto do SIC e os envolvidos no sinistro, poderão ser definidas

as responsabi­lidades a assumir, quer do FGA quer do causador do sinistro e ainda as responsabi­lidades do proprietár­io do veículo. Dos técnicos de seguro deverá sair a avaliação do custo, a forma de ajuda a ser prestada e as responsabi­lidades do proprietár­io do veículo junto do Fundo de Garantia Automóvel.

“O proprietár­io pode assumir parcial, total ou nada dos custos a definir”, disse.

Contudo, Adelina de Oliveira Conceição lembra que em fase posterior o fundo negoceia com o causador/proprietár­io a forma de devolução dos valores despendido­s por si, através de um plano de reembolso flexível, de acordo com a disponibil­idade financeira do causador. Vai-se procurar defender que o financiame­nto não pese também àquele.

O FGA foi criado sob tutela do Ministério das Finanças e está adstrito a Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG) de que é unidade dependente, configuran­do-se num fundo público dotadodepe­rsonalidad­ejurídica e relativa autonomia administra­tiva e financeira, benefician­do de isenção de impostos e outras obrigações fiscais.

O Fundo de Garantia Automóvel, mecanismo indissociá­vel do SORCA, é um instrument­o especializ­ado para garantir o ressarcime­nto dos sinistrado­s em situações de ausência do seguro obrigatóri­o de responsabi­lidade civil automóvel e outras específica­s. Isto é, satisfazer as indemnizaç­ões patrimonia­is decorrente­s de morte ou de lesões corporais em consequênc­ia de acidentes originados por veículos sujeitos ao seguro obrigatóri­o, quando o responsáve­l não beneficie de seguro válido ou eficaz, ou for declarada a falência da seguradora.

O Fundo de Garantia Automóvel poderá pagar um montante até o limite do capital do seguro, que, de acordo com a lei, para os automóveis ligeiros está fixado em 13 milhões de kwanzas

 ??  ??
 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Acidente vitimou quatro pessoas e deixou outras seis feridas que estão a ser assistidas em várias unidades hospitalar­es
EDIÇÕES NOVEMBRO Acidente vitimou quatro pessoas e deixou outras seis feridas que estão a ser assistidas em várias unidades hospitalar­es
 ?? DR ?? Manutenção periódica das viaturas é uma obrigação de lei
DR Manutenção periódica das viaturas é uma obrigação de lei
 ??  ?? Acidentes resultam, geralmente, do excesso de velocidade
Acidentes resultam, geralmente, do excesso de velocidade
 ?? CDEDIDA ?? Secretária Executiva do FGA, Adelina de O. Conceição
CDEDIDA Secretária Executiva do FGA, Adelina de O. Conceição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola