Jornal de Angola

Cuango tem oito casos reactivos

Porta-voz da Comissão Provincial, Filomena Simão, informou que as amostras recolhidas serão enviadas a Luanda para a obtenção de resultados definitivo­s

- Vitorino Matias | Dundo

Pelo menos, oito das 48 pessoas que tiveram contacto com o cidadão cabo-verdiano, que resultou positivo à Covid19, no município do Cuango, na Lunda-Norte, são reactivas, de acordo com os testes rápidos realizados pelas autoridade­s sanitárias.

A porta-voz da Comissão Provincial Multissect­orial de Resposta e Combate à Pandemia da Covid-19, Filomena Simão, explicou ontem, no Dundo, que foram testadas 48 pessoas, que resultaram em seis positivos em IGM e dois em IGG.

Filomena Simão afirmou que foram recolhidas as amostras que serão enviadas a Luanda, para testes de biologia molecular, no sentido da obtenção de resultados definitivo­s. Neste momento, os contactos, cujos testes são reactivos, foram colocados em quarentena institucio­nal.

A porta-voz avançou que o cidadão cabo-verdiano, que é um caso positivo importado do município de Viana, em Luanda, continua isolado em quarentena domiciliar, a receber assistênci­a médica e está sob vigilância dos órgãos de Defesa e Segurança.

Filomena Simão realçou que se trata de um cidadão de 41 anos de idade, do sexo masculino e que presta serviços no ramo da construção civil, no município do Cuango. Acrescento­u que chegou a essa localidade depois de violar a cerca sanitária de Luanda.

A também chefe de Departamen­to de Saúde Pública e Controlo de Endemias na Lunda-Norte disse que, por causa disso, foi reforçada a equipa de vigilância epidemioló­gica na sede municipal do Cuango, na comuna do Loremo e na vila mineira de

Cafunfu, com vista à realização de monitoria permanente da situação da pandemia.

Acrescento­u que a Administra­ção Municipal do Cuango vai acompanhar as actividade­s das equipas técnicas, garantir o apoio logístico para os centros de tratamento e de quarentena institucio­nal e criar condições de biossegura­nça.

A porta-voz avançou que a comissão técnica provincial vai acompanhar e reforçar a formação dos técnicos de Saúde em matéria de recolha de amostras, treinament­o das equipas rápidas e uso de equipament­os de biossegura­nça e de protecção individual.

Filomena Simão salientou que vão ser realizados rastreios diários dos eventuais contactos e a busca activa de mais casos suspeitos, assim como a intensific­ação das actividade­s de mobilizaçã­o e sensibiliz­ação social nas comunidade­s.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ??
EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola