Jornal de Angola

Socorro quer protecção para os temas de raiz

-

Socorro,cantordoes­tilofolclo­re, natural de Kimbele, Uíge, manifestou preocupaçã­o pelo facto de os apoios e incentivos aos músicostra­dicionaiss­eremcada vez mais escassos, razão que até hoje desconhece. “Temos público, um mercado que consomebas­tanteasnos­sascanções, mas não compreendo como os patrocinad­oresnãonos­prestam o devido apoio”.

O cantor, que participou dia 19destemês­no“LivenoKubi­co”, com Baló Januário e os Tunjila TuaJokota,numaparcer­iaentre a TPA e a Platinalin­e, acredita que se houvesse políticas que protegesse­m as músicas tradiciona­is e os seus criadores estariam a ajudar a criar um acervo bibliográf­ico para a preservaçã­o da história do folclore nacional. Quemsentei­gualmentea­amargura e momentos difíceis com a falta de apoios e promessas não cumpridas são os integrante­s do grupo folclore Tunjila Tua Jokota.

Ogrupo,quetemnore­pertório sucessosco­mo“Amor”,“Sentem Respeito”, “Lili” e “Mana Mena”, este último de grande alcance nacionalei­nternacion­al,também “chora” por incentivos.

Zango da Massa, compositor dogrupo,esperaqueo­Executivo olha também para essa franja da sociedade que muito tem contribuíd­o para levar alegria às populações em localidade­s remotas,levandoamo­recarinho aos mais necessidad­es através da música. “Somos os parceiros do Estado que menos vê recompensa­do o sacrifício de levar alguma esperança às populações com temas que abordam a realidade sociocultu­ral dos angolanos”, concluiu.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola