Jornal de Angola

São Silvestre cancelada por culpa da Covid-19

-

Pela primeira vez na história do atletismo angolano, a corrida internacio­nal que acontece a 31 de Dezembro, São Silvestre de Luanda, foi cancelada devido à evolução da pandemia da Covid-19 na capital do país.

A informação foi confirmada ao SAPO pelo presidente cessante da Federação Angolana de Atletismo (FAA), Bernardo João, cujo elenco coloca a vida humana em primeiro lugar.

“Com a Situação de Calamidade Pública que estamos a viver, achamos que não será possível realizarmo­s a São Silvestre de Luanda este ano. Temos outras valências que podíamos implementa­r, mas infelizmen­te ficamos nesta vertente”, explicou.

O dirigente disse que os preparativ­os da 65ª edição do evento decorriam desde o início do ano, pois, a comissão organizado­ra perspectiv­ava a participaç­ão de mais de três mil corredores, nacionais e estrangeir­os.

Adiantou que o patrocinad­or que assegurou todos os elementos envolvidos na prova passada está confirmado para fazer o mesmo na próxima edição. Prosseguin­do, disse que os prémios para os dez primeiros classifica­dos de cada categoria não foram alterados.

Quanto às Associaçõe­s Provinciai­s da modalidade, Bernardo João esclareceu que a FAA orientou-as a realizarem as corridas de fim-de-ano.

“As províncias têm feito vários testes aos atletas que competem na São Silvestre de Luanda, então solicitamo­s que mantenham os testes”, aconselhou.

Contudo, espera que as mesmas dobrem as medidas de segurança em todos os aspectos, uma vez que a prova envolve centenas de pessoas.

Sobre o pleito eleitoral marcado para Setembro próximo, o presidente afirmou que vai se recandidat­ar para dar continuida­de aos seus projectos.

No atletismo angolano, João Ntyamba é o nome mais sonante. O ex- velocista internacio­nal venceu várias provas nacionais e é o único no país com seis presenças consecutiv­as em Jogos Olímpicos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola