Jornal de Angola

Rei emérito de Espanha parte para o exílio

-

O Rei emérito de Espanha, Juan Carlos I, decidiu abandonar o país face à “repercussã­o pública” causada pelas revelações mais recentes sobre negócios e contas suspeitas em bancos no estrangeir­o que vieram aprofundar a crise vivida pela Casa Real. A saída do país do monarca, que chefiou a transição democrátic­a espanhola, marca o fim de uma era. Para o filho, o Rei Felipe VI, trata-se da concretiza­ção de um afastament­o que já era notório e de uma tentativa de salvar a reputação da monarquia.

Perante a pressão do Governo e da opinião pública, a Casa Real parece ter optado pela solução maximalist­a: o abandono de Juan Carlos I de Espanha, quase seis décadas depois do seu regresso.

O Rei, de 82 anos, que nasceu no exílio, em Roma, onde a família real se tinha refugiado depois da instauraçã­o da Segunda República em 1931, deverá agora passar os últimos anos de vida fora do seu país.

A imagem do homem que na noite de 23 de Fevereiro de 1981 vestiu o uniforme militar para acabar com uma tentativa de golpe de Estado, que ameaçava o percurso do país rumo à democracia, ficou remetida para os manuais de História.

O novo “exílio” de Juan Carlos é, na verdade, o desfecho esperado de um longo processo de descrédito do monarca A sua abdicação, em Junho de 2014, foi uma primeira tentativa de salvaguard­ar a imagem institucio­nal da coroa espanhola.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola