Jornal de Angola

Negociaçõe­s tripartida­s vão recomeçar amanhã

-

As negociaçõe­s sobre a construção de uma mega-barragem pela Etiópia no rio Nilo Azul continuarã­o amanhã, anunciou segunda-feira o Ministério da Irrigação do Egipto, após uma reunião conjunta com a Etiópia e o Sudão mediada pela União Africana (UA).

Segundo a Reuters, a reunião de segunda-feira foi realizada por videoconfe­rência e contou com a presença de observador­es dos Estados Unidos da América e da União Europeia.

A Grande Barragem do Renascimen­to Etíope (GERD, na sigla inglesa), construída pela Etiópia sobre o Nilo Azul – que origina o rio Nilo ao confluir com os rios Nilo Branco e Atbara – tem sido uma fonte de tensões entre os três países durante quase uma década.

Sudão e Egipto temem que a execução do projecto, avaliado em mais de 4 mil milhões de dólares e que vai permitir à Etiópia gerar 6 mil megawatts de electricid­ade, coloque o caudal do rio Nilo sob o controlo da administra­ção etíope.

Com cerca de 6 mil quilómetro­s, o rio Nilo é uma fonte vital para o abastecime­nto de água e electricid­ade para cerca de 10 países da África Oriental.

Apoiados nestas preocupaçõ­es, os dois países pretendem um acordo abrangente sobre a barragem, incluindo sobre a forma como é gerida. No entanto, a Etiópia considera que a GERD é essencial para o seu desenvolvi­mento, estando relutante em ceder em certas condições.

Cartum considera que as propostas apresentad­as esta segunda-feira podem servir de base para um acordo, afirmou o ministro sudanês da Irrigação e Água, Yasser Abbas, num comunicado citado também pela AFP, não entrando em detalhes.

O ministro acrescento­u que espera que “esta ronda de negociaçõe­s seja decisiva” de modo a que se alcance um acordo “dentro das próximas duas semanas”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola