Jornal de Angola

Reencontro das Gingas é no “Live do Kubico”

- Analtino Santos

Depois do cancelamen­to, no dia 28 de Março, do reencontro em palco das Gingas do Maculusso, a Televisão Pública de Angola (TPA) e a Platinalin­e podem reclamar o mérito de unir as eternas “meninas do Maculusso”, da professora Rosa Roque, este domingo a partir das 14h30, na próxima edição do “Live no Kubico”.

Este domingo, Paula, Josina Stela, Celma Miguel, Gersy Pegado e Patrícia Faria voltarão a pisar o palco juntas para uma apresentaç­ão, como Gingas do Maculusso.

O espectácul­o “O Reencontro das Gingas”, agendado para o dia 28 de Março, foi um dos primeiros eventos forçado a ser cancelado em virtude do Estado de Emergência.

A produção da Banzelos Eventos e da Zona Jovem, do ex-integrante da ala masculina do grupo, Figueira Gingas, duas semanas antes do concerto já tinha vendido mais de metade dos ingressos. É caso para dizer que há males que vêm para o bem, pois não serão apenas os espectador­es do Centro de Convenções de Belas (CCB) que irão assistir, mas uma audiência em escala nacional e internacio­nal, com a transmissã­o pela TPA no canal principal e no Internacio­nal, assim como nas redes sociais da Platinalin­e.

Na maior força As Gingas do Maculusso regressam depois de mais de uma década separadas, com as integrante­s a apostarem em carreiras a solo e projectos de vida.

As resistente­s no campo musical Jersey Pegado e Patrícia Faria estão com carreiras consolidad­as, já para Paula, Josina Stela e Celma Miguel a música surge em circunstân­cias especiais e sempre que o fazem não decepciona­m.

Rosa Roque, a mentora do projecto, tem abraçado outros projectos culturais e é uma das compositor­as mais respeitada­s que vive um momento de muita felicidade por brindar os angolanos com este concerto de reencontro.

Para o “Live do Kubico” está a ser uma escolha difícil em torno dos temas dos discos

“Mbanza Luanda”, “Malanje, Natureza e Ritmos”, “Xyami”, “Muenhu” e “Luachimo”. Sucessos como “Fuba”, “Filhas de África”, “Hino a Kalandula”, “Katebula”, “Kizomba” e “Canta não chora” (Caetano) e outras músicas que tiveram a produção dos Semba Masters e marcam uma fase da execução do semba podem estar presentes.

As Gingas do Maculusso surgiram em 1983 e fizeram parte do movimento da canção infantil promovido pela Rádio Nacional de Angola, com a liderança da professora Rosa Roque. Inicialmen­te com raparigas evoluiu para a presença de rapazes onde pontificar­am Figueira Gingas, Kizua Gourgel, Gouabi Montel e Pedro Nzagi.

 ??  ??
 ?? ALBERTO PEDRO| EDIÇÕES NOVEMBRO | ARQUIVO ?? Grupo feminino “As Gingas” marcou a “cena musical” nacional durante muitos anos
ALBERTO PEDRO| EDIÇÕES NOVEMBRO | ARQUIVO Grupo feminino “As Gingas” marcou a “cena musical” nacional durante muitos anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola