Jornal de Angola

Falta de medicament­os preocupa a UNITA

- Fernando Neto | Mbanza Kongo

O vice-presidente da UNITA, Simão Albino Dembo, manifestou-se, em Mbanza Kongo, preocupado com a falta de medicament­os e ambulância­s nas unidades sanitárias da província do Zaire.

Simão Dembo, que manifestou a preocupaçã­o na terça-feira, à margem da cerimónia de apresentaç­ão do novo secretário provincial da UNITA no Zaire, Pedro Francisco Tanda, notou que a falta de condições nas unidades hospitalar­es põe em causa a assistênci­a médica e medicament­osa às populações.

“A crise provocada pela Covid-19 é apenas mais um problema de saúde que se junta ao paludismo, tuberculos­e e outras doenças considerad­as crónicas, que continuam a matar muitas pessoas”, disse o vice-presidente da UNITA, que sugeriu ao governo local que encontre soluções para estes e outros problemas que afectam o bem-estar dos cidadãos.

O dirigente do maior partido da oposição notou, ainda, que a degradação acentuada de algumas vias de acesso aos municípios e comunas faz com que “muitas situações de emergência de saúde registadas nas zonas recônditas não sejam resolvidas a tempo”. “Muitas pessoas acabam por morrer pelo caminho, ao serem transporta­das em macas ou em meios de transporte­s quase em estado obsoleto”, denunciou.

Durante a estada de dois dias ao Zaire, o vice-presidente da UNITA constatou haver vários projectos de impacto social paralisado­s, por alegada falta de dinheiro. “Esperamos que, tão logo a situação da pandemia esteja controlada, as obras das infra-estruturas sociais paralisada­s possam retomar, para benefício das populações”, disse.

Pedro Tanda, que substituiu Ernesto Makiadi no cargo de secretário da UNITA no Zaire, apontou como desafios do mandato a mobilizaçã­o de mais militantes para as fileiras do partido, visando as próximas eleições.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇOES NOVEMBRO ?? Vice-presidente da UNITA esteve na província do Zaire
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇOES NOVEMBRO Vice-presidente da UNITA esteve na província do Zaire

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola