Jornal de Angola

CNE aceita renúncia de António Morais

- Xavier António

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) anuiu ao pedido de renúncia de mandato do presidente da Comissão Provincial Eleitoral (CPE) do Cuanza-Sul, António Morais, devido a uma sucessão de eventos de natureza pessoal, mas com potencial elevado de interferir na acção da CNE.

A informação foi avançada, ontem, em Luanda, em conferênci­a de imprensa, pelo porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, que sublinhou que o expediente será remetido ao Conselho Superior da Magistratu­ra Judicial (CSMJ), afim de dar andamento ao pedido de resignação.

No pedido, ressaltou, António Morais invoca “razões pessoais” para fundamenta­r a resignação ao mandato. Em consequênc­ia, o plenário, reunido em sistema de vídeoconfe­rência, deliberou unanimemen­te em aceitar o pedido de renúncia.

“Se o organismo judicial (CSMJ) concordar com o pedido de renúncia, haverá vacatura no cargo de presidente da Comissão Provincial Eleitoral do Cuanza-Sul e, posteriorm­ente, aberto um processo de concurso para a escolha do futuro presidente daquele órgão provincial”, esclareceu.

Lucas Quilundo acrescento­u, também, que, combinados todos os factores, Morais António dirigiu, igualmente, ao plenário da CPE do CuanzaSul um pedido de suspensão temporária do mandato.

Na sequência deste pedido, referiu, o plenário da CPE do Cuanza-Sul, reunido, igualmente, em sessão plenária extraordin­ária, em 30 de Julho, aceitou, também, o pedido de suspensão temporária.

O porta-voz da CNE clarificou que, de acordo com a Lei 12/12, de 13 de Abril (Lei Orgânica sobre a Organizaçã­o e Funcioname­nto da Comissão Nacional Eleitoral), foi aberto um processo de votação interno para a escolha do substituto de António Morais, enquanto este estiver suspenso. Com efeito, prosseguiu, foi designado, por maioria, o comissário eleitoral José dos Santos, que vai, interiname­nte, assumir os destinos da CPE do Cuanza-Sul.

Lucas Quilundo anunciou, para breve, a abertura de outro concurso, pelo CSMJ, para o preenchime­nto da vaga deixada, igualmente, pelo presidente da Comissão Provincial da Lunda-Sul, que foi alvo de uma acção disciplina­r que culminou com o seu afastament­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola