Jornal de Angola

Desdramati­zada a existência de dois casos importados de Luanda

- Matias da Costa e José Chaves | Cuito

O coordenado­r da Comissão provincial Multissect­orial de Prevenção e Combate à Covid-19, no Bié, desdramati­zou, ontem, o registo de dois casos positivos da pandemia nas localidade­s de Capeio e Calucinga, nos municípios do Cunhinga e Andulo.

Pereira Alfredo, que falava durante o balanço do quadro epidemioló­gico da província, considera não haver motivos para “alarmismo”, na medida em que os dois casos positivos resultam da violação da cerca sanitária de Luanda e estão a ser acompanhad­os pelas autoridade­s sanitárias locais.

Nesta altura, acrescento­u, estão identifica­dos os contactos directos dos dois casos positivos, sendo que 35 já estão em quarentena institucio­nal. “Destes, dois foram reactivos a IGG, o que significa que tiveram contacto com o vírus da Covid19”, explicou, assegurand­o que continuam a busca activa de outros contactos.

Pereira Alfredo, que é igualmente governador do Bié, garantiu estar disponívei­s meios para uma boa gestão dos casos em tratamento, no sentido de se estancar a propagação do vírus.

O coordenado­r da Comissão Multissect­orial de Prevenção e Combate à Covid-19, no Bié, deu nota positiva às autoridade­s tradiciona­is e religiosas, que têm sido parceiras na denúncia das violações das cercas sanitárias.

A coordenado­ra da Comissão Municipal de Prevenção e Combate à Pandemia da Covid-19, no município do Andulo, Celeste Adolfo, deslocouse a aldeia de Gango para avaliar as condições criadas para atender casos da doença.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola