Jornal de Angola

Covid-19 “cancela” várias actividade­s que marcam o evento

O adiamento da Expo-Huíla, Feira do gado, gala Miss-Huíla, feiras, carrossel e os 200 Km da Huíla em automobili­smo, marcam a 118ª edição das Festas da Nossa Senhora do Monte, que decorre durante o corrente mês de Agosto, na cidade do Lubango

- Arão Martins | Lubango

A 118ª edição das Festas da Nossa Senhora do Monte, que decorre duranteoco­rrentemêsd­eAgosto, na cidade do Lubango, província da Huíla, está a ser realizada num figurino de restrições e cancelamen­tos de eventos de vulto, devido à Covid-19.

O presidente do comité de Festas da Nossa Senhora do Monte, Paulo Gaspar, que prestou a informação ao Jornal de Angola, disse que a presente edição tem um figurino possível. “As Festas da Nossa Senhora do Monte não se adiam por ser um marco histórico que acontece anualmente durante o mês de Agosto”, informou.

Esclareceu que foram adiados vários atractivos realizados durante o mês de Agosto, como Expo-Huíla, Feira do gado, gala Miss-Huíla, feiras, carrossel e os 200 Km da Huíla em automobili­smo.

“A corrida de automobili­smo foi cancelada por ser uma das actividade­s que movimenta muita gente. Anualmente, centenas de pessoas deslocam-se ao Complexo Turístico e Desportivo da Nossa Senhora do Monte para assistir os 200 KM da Huíla. Daí, seria um grande risco, tendo em conta a Covid-19, realizar esta corrida”, reconheceu.

Explicou que, apesar disso, a Igreja Católica vai realizar a tradiciona­l procissão de velas e a missa campal, com um número reduzido de participan­tes e o cumpriment­o das medidas de prevenção, como distanciam­ento físico, lavagem das mãos com água e sabão e uso de máscaras.

A missa campal, referiu, vai ser realizada no dia 15, com aproximada­mente 300 pessoas.

Paulo Gaspar informou que as autoridade­s estão a trabalhar para que, no final do mês de Agosto, o “Live no Kubico”, promovido pela Televisão

Pública de Angola, seja feito no Complexo Turístico da Nossa Senhora do Monte.

Apesar do actual momento, frisou, o Comité das Festas da Nossa Senhora do Monte está a promover acções que visam divulgar o potencial turístico, a gastronomi­a, cultura e arte da província.

Essas acções, reconheceu, são possíveis de serem realizadas com visitas guiadas em grupos muito pequenos de estudantes universitá­rios e outros.

Transtorno­s

Paulo Gaspar reconheceu os transtorno­s que a Covid19 está a causar com a não realização, de maneira efusiva, dos maiores eventos das Festas da Nossa Senhora do Monte.

Segundo ele, é um grande prejuízo o facto de uma festa centenária não acontecer no figurino habitual. Acrescento­u que os prejuízos são avultados por ser o único mês em que o sector da hotelaria e turismo fica esgotado.

“Pelos dados estatístic­os que nos são fornecidos, durante o ano todo, a taxa de ocupação dos hotéis anda a volta de 30 a 40 por cento. Em Agosto, os números sobem para 90 a 100 por cento. Com isso, não é só o número de quartos que é preenchido, mas também a restauraçã­o e as companhias aéreas”, concluiu Paulo Gaspar.

A Igreja Católica vai realizar a tradiciona­l procissão de velas e a missa campal, com um número reduzido de participan­tes e o cumpriment­o das medidas de prevenção

 ?? ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Amissa campal vai ser realizada no dia 15, com aproximada­mente 300 pessoas e sob fortes medidas de biossegura­nça
ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Amissa campal vai ser realizada no dia 15, com aproximada­mente 300 pessoas e sob fortes medidas de biossegura­nça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola