Jornal de Angola

Patrícia Costa perspectiv­a mudanças na Associação

- Silva Cacuti

A antiga árbitra internacio­nal de hóquei em patins, Patrícia Costa “Tucha”, perspectiv­a realizar na Associação Provincial de Patinagem de Luanda uma viragem de 360 graus na regulament­ação, plano de competiçõe­s, idades e todo o funcioname­nto, caso se for eleita presidente da instituiçã­o, no pleito agendado para 15 de Agosto.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Tucha confirmou ser uma das candidatas, a par de outra pretensão, ainda não oficializa­da, de Lubanzadio Fernandes, antigo presidente da instituiçã­o entre 1998 e 2004.

“Estou neste projecto de reiniciar a actividade da Associação de Luanda. Sei que há muito trabalho e tem de se dar uma volta de 360 graus em tudo. Começar de baixo, na formação”, disse.

Depois de anunciar o fim da carreira, à saída do último Campeonato do Mundo, a juíza apitou pela última vez no Campeonato Nacional de juniores. Tucha ambiciona que a Associação ofereça mais competiçõe­s, a fim de dar mais rodagem competitiv­a aos atletas, uma vez que os clubes de Luanda suportam, maioritari­amente, as distintas Selecções Ñacionais.

“As idades dos escalões de juvenis e juniores não condizem com as faixas etárias da Europa. Temos de rever os regulament­os e os Estatutos. Para isso, contamos com uma equipa de jovens comprometi­dos com a patinagem”, acrescento­u.

Desportist­a de gema, Tucha iniciou a carreira no Petro de Luanda com a ginástica acrobática e hóquei em patins. Depois de uma breve passagem pelo taekwando e futebol de salão, firmou-se na arbitragem, ostentou a insígnia da Federação Internacio­nal, participou em vários Campeonato­s do Mundo e outros torneios além-fronteiras mais prestigiad­os. Dirigiu também o Conselho de Árbitros da Federação Angolana de Patinagem.

 ?? DR ?? Antiga árbitra quer mudar estado da modalidade na capital
DR Antiga árbitra quer mudar estado da modalidade na capital

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola